Programa Cultura Viva: um relato de experiências
Resumo
INTRODuçãO
A proposta do programa Cultura Viva surgiu em 2012, pela constatação de docentes e técnicos administrativos do interesse dos alunos em participarem de atividades culturais no âmbito escolar. Somou-se a isso o fato de alguns docentes já haverem esboçado propostas de atividades evolvendo diversos
tipos de artes, optando-se então pela integração das mesmas em um único programa. A escola tem como uma de suas atribuições desenvolver a criticidade do discente e o estudo das artes propicia uma compreensão profunda das questões sociais, pois solicita a percepção visual, auditiva, bem como os demais sentidos. Através dela, o aluno compreende
a dimensão poética presente em seu meio.
A partir do retorno positivo por parte dos alunos, dos servidores e da comunidade em geral, a equipe de execução decidiu tornar o programa permanente, dando continuidade a alguns projetos e elaborando novos.
Na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem, estando relacionada com as demais áreas. A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana: o aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e
pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. Esta área também favorece ao aluno relacionar-se criadoramente com as outras disciplinas do currículo, como História, Filosoia, Sociologia, Literatura, Língua Portuguesa, Matemática, Línguas Estrangeiras.
Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.