Propel: Um programa para a divulgação e a promoção de Línguas, Linguagens e Cultura

Autores

  • Natalia Labella de Sánchez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). RS.
  • Aline Ferraz da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Porto Alegre, RS
  • Carolina Comerlato Sperb Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Porto Alegre, RS
  • Claudia Silva Estima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Porto Alegre, RS
  • Renata Trindade Severo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Rafael de Souza Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Resumo

O Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (Propel) foi criado no inal de 2010 com o objetivo de atender as diferentes demandas que foram surgindo dentro do próprio Câmpus Porto Alegre do IFRS. Constantemente, solicitava-se à área de Linguagens que se proporcionassem cursos ou oicinas de temas variados. Além do interesse dos professores de atender às demandas, surgiam novas ideias para cursos, oicinas e palestras.
Após dois anos de diferentes ações nos campos do ensino de línguas e literatura e da organização de eventos relacionados às inerentes questões culturais presentes em qualquer língua, em 2013, o Propel reorganizou-se e cresceu. De ações mais pontuais ocorridas nos anos anteriores, surgiram três
novos projetos em 2013, um deles inclusive internacional. Já, um projeto criado em 2012 dentro do Propel alçou novos voos e tornou-se mais um programa de extensão para o Câmpus: o Programa Lilicult. Desde seu início, o Propel é acompanhado pela inestimável participação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pipex), responsáveis por auxiliar na organização e no acompanhamento de nossas ações, experiência enriquecedora para todos. Queremos dividir um pouco de nossa breve, porém rica trajetória.


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Biografia do Autor

  • Natalia Labella de Sánchez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). RS.
    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atuou em diferentes contextos educacionais: ensino básico (ensino fundamental e médio regular, educação para jovens e adultos); graduação (diferentes disciplinas nos Cursos de Letras) e no ensino técnico. Atualmente atua como professora de Língua Espanhola na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos seguintes temas: ensino de língua espanhola, gêneros de texto, capacidades de linguagem, produção de material didático e ensino de línguas para fins específicos.
  • Aline Ferraz da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Porto Alegre, RS
    Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas (2000), Mestrado (2008) e Doutorado em Educação (2014) pela mesma instituição. Participou do projeto de pesquisa Docenças: a constituição das doenças da docência (2010), vinculado a Faculdade de Educação/UFPel. Atuou como coordenadora do Projeto de Extensão Afroliguagens (2013), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Porto Alegre, onde exerce o cargo de professora de História desde 2011. É uma das líderes do Grupo de Pesquisa Linguagem, Diferença e Mundo do Trabalho, vinculado ao IFRS. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFRS-POA. Atua principalmente com os seguintes temas: currículo, diferença, sexualidade e cultura afro-brasileira.
  • Carolina Comerlato Sperb, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Porto Alegre, RS
    Professora do IFRS, câmpus Porto Alegre. Mestre e doutoranda em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez cursos de graduação: Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa do Centro Universitário La Salle (2008) e Letras/Libras da Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Atua na/pela relação entre pesquisa, ensino e extensão, experimentando modos de produzir estudos surdos e estudos filosóficos e refletindo sobre/com comunidades escolares, profissionais e sinalizantes na atualidade.
  • Claudia Silva Estima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Porto Alegre, RS
    Cláudia possui graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Lecionou na graduação e pós-graduação na Unioeste de 1992 a 2010 e atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Leitura, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de língua estrangeira, ensino da língua inglesa, estudo de gêneros e leitura em língua estrangeira.
  • Renata Trindade Severo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
    Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é doutoranda no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Estudos da Linguagem e professora de disciplinas ligadas às línguas portuguesa e inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul. É pesquisadora na área de Enunciação com interesse especial em questões ligadas a Cultura e Religião.

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Publicado

2021-07-21

Edição

Seção

PROJETOS