Uma Nova Babel Feita de Letras: Ações de Leitura e Escrita no Câmpus Canoas do IFRS

Autores

  • Cimara Valim de Melo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, RS
  • Fabiana Cardoso Fidelis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, RS

Resumo

Introdução
Chevalier e Gheerbrant veem no mito de
Babel (2009) a expressão da confusão, que
se dá pelos desaios inerentes à linguagem.
Uma das maiores cidades da Antiga Meso
potâmia, a Babilônia tornou-se símbolo da
grandeza urbana, bem como da diversidade
cultural e linguística; dela provém o mito da
Torre de Babel, palco de uma ininidade de
línguas, e, por outro lado, das diiculdades
que circundam os códigos linguísticos e suas
tecnologias. A necessidade de se fazer com
preender é tão antiga quanto o próprio ser
humano; na era da informação (CASTELLS,
2011), torna-se vital, pelos indivíduos co
nectados à sociedade em rede, não apenas
a apreensão das tecnologias que viabilizam
e intensiicam a comunicação, mas também
o domínio de diferentes línguas e linguagens,
a im de se tornarem mais críticos e autôno
mos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cimara Valim de Melo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, RS

Possui Pós-Doutorado pelo Brazil Institute (King's College London), Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Letras (UFRGS) e Graduação em Letras - Português, Inglês e respectivas literaturas - pelas Faculdades Porto Alegrenses (FAPA). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira contemporânea; literatura e sociedade; linguagens, tecnologias e educação; metodologia de ensino e pesquisa. Também trabalha com o ensino de língua inglesa e possui pesquisas vinculadas à tradução da literatura brasileira para o inglês.

Fabiana Cardoso Fidelis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, RS

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) - Câmpus Canoas. Doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialista em Literatura e Ensino pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2006) e licenciada em Letras, hab. Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Têm experiência no ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Linguística nos níveis superior e médio e em revisão de textos. Dedica-se à pesquisa na área de leitura e formação de leitores. Contato: [email protected].

Downloads

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS