O Trabalho como Vivência e a Instituição que Queremos

Autores

  • Amilton de Moura Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Restinga, RS

Resumo

O presente texto relata parte das discussões acerca do tema “O Trabalho como

vivência e a Instituição que Queremos”, tratado durante a Mesa-Redonda

no 2º Seminário Anual de Servidores (SAS) do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A mesa foi coordenada

pelo professor Amilton de Moura Figueiredo, pró-reitor de Ensino do IFRS, e

composta pelos debatedores Rudinei Muller, professor do Câmpus Bento

Gonçalves, Fábio Marçal professor do Câmpus Restinga, Adriana Ramos,

técnica administrativa do Câmpus Porto Alegre, e Marcelo Schmitt, professor

do Câmpus Porto Alegre. Participaram da mesa também como relatores Clúvio

B. Soares Terceiro, professor do Câmpus Porto Alegre, e Simão Mendes de

Morais, professor do Câmpus Caxias do Sul.

Na abertura dos trabalhos, o coordenador da mesa salientou que a escolha do

tema tem por objetivo provocar a reflexão no sentido de melhorar a vivência

através da transformação do ambiente de trabalho, bem como em relação ao

respeito às diferenças e o reconhecimento de que os seres humanos são seres

incompletos e em constante construção. Ressaltou ainda que este projeto

inacabado envolve o ser e o viver, pressupostos fundamentais para a

construção do IFRS. A seguir, os debatedores realizaram apresentações

individuais sobre a temática focando aspectos diversos a partir de diferentes

perspectivas. Após, abriu-se espaço para um debate amplo com perguntas e

participação do público presente no auditório.

O professor Rudinei Muller, abrindo a rodada de explanações dos debatedores,

discorreu sobre a concepção de Trabalho e o papel do Trabalho na vida,

organizando sua fala nos seguintes eixos: Viver IFRS MESAS-REDONDAS 13

Ano 1 | Nº 01 | Agosto 2013

• Evolução histórica do conceito de trabalho;

• O trabalho na sociedade capitalista;

• Lugar e resultados do trabalho;

• Sentido do trabalho;

• Concepção de vida em segundo plano.

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Biografia do Autor

Amilton de Moura Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Restinga, RS

Doutorando em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Gestão Educacional pela UNISINOS (2015), Especialista em Ciência Política pelo Instituto de Sociologia e Política-UFPEL (2005), Aperfeiçoamento em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP-Brasília (2010). Possui graduação em História pela Universidade Federal de Pelotas (2001), É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, exercendo o cargo de Pró-reitor de Ensino e Reitor Substituto. Tem experiência na área de Gestão Educacional, História da Educação Profissional, Ciência Política e História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão na Educação Profissional, Políticas Públicas em Educação Profissional, Estado e Esfera Pública, desigualdades sociais e relações institucionais.

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Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

MESAS-REDONDAS