Aproximação do IFRS e Comunidades Indígenas

Autores

  • Rubilar Tomasi Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Campus Sertão, RS, Brasil
  • Jonas José Seminotti

Resumo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

(IFRS) - Câmpus Sertão desenvolveu o Projeto Prodocência, vinculado à

Capes, no segundo semestre de 2012 e no primeiro semestre de 2013. O

projeto teve como objetivo realizar atividades que aproximassem os alunos

e professores dos cursos de licenciatura e as comunidades indígenas

existentes nas proximidades do IFRS – Câmpus Sertão, para conhecer sua

cultura, seus problemas, a situação social e os desafios existentes, criando

uma visão mais crítica, um melhor entendimento da realidade dessas

comunidades, romper com preconceitos e disponibilizar oportunidades, o que

é uma necessidade diante da grande diversidade existente na atualidade

(ARANHA; MARTINS, 2009).

Para atingir tal objetivo, tendo presente as questões estéticas para o

desenvolvimento da educação, a metodologia usada foi a realização de várias

visitas com professores e alunos, nas quais foram feitas reuniões com as

lideranças das comunidades, direções de escolas e Funai; atividades de teatro,

dança, música, esporte e brincadeiras com os alunos; instalação de

equipamentos e a entrega de produtos que facilitaram e melhoraram as ações

das escolas no processo de ensino; divulgação dos cursos existentes no IFRS;

e a organização de visitas das pessoas destas comunidades, principalmente

alunos, ao IFRS.

1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

1.1 Produções didático – pedagógica

Para estabelecer um primeiro contato com as comunidades indígenas foram

agendadas, com a autorização dos caciques, encontros com as lideranças das

comunidades. Inicialmente, ocorreu uma reunião com a liderança da Terra

Indígena localizada na cidade de Cacique Doble/RS, a direção da escola,

representante da Funai e professores, técnicos e alunos do IFRS. Naquele

momento, discutiu-se sobre os problemas enfrentados pela aldeia em todas as

suas dimensões. Foram levantadas questões como alcoolismo, desmotivação

para o estudo e problemas familiares. Ficou definido que haveria, futuramente,

uma visita de professores e estudantes do IFRS à escola, quando seriam

realizadas atividades de música, teatro, dança e palestra com os alunos para

motivar sobre a importância do estudo e a necessidade de buscar o

afastamento dos problemas acima citados.

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Biografia do Autor

  • Rubilar Tomasi, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Campus Sertão, RS, Brasil
    Doutor em Educação, mestre em Ética Social e Desenvolvimento Humano e graduado em Filosofi. Professor de Filosofi do Câmpus Sertão do IFRS.

  • Jonas José Seminotti
    Doutor em Sociologia, mestre em História e graduado em Filosofi. Professor de
    Filosofi do Câmpus Sertão do IFRS.

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

PROJETOS

Como Citar

TOMASI, Rubilar; SEMINOTTI, Jonas José. Aproximação do IFRS e Comunidades Indígenas. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 15–18, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1358.. Acesso em: 21 dez. 2024.