Aproximação do IFRS e Comunidades Indígenas
Resumo
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
(IFRS) - Câmpus Sertão desenvolveu o Projeto Prodocência, vinculado à
Capes, no segundo semestre de 2012 e no primeiro semestre de 2013. O
projeto teve como objetivo realizar atividades que aproximassem os alunos
e professores dos cursos de licenciatura e as comunidades indígenas
existentes nas proximidades do IFRS – Câmpus Sertão, para conhecer sua
cultura, seus problemas, a situação social e os desafios existentes, criando
uma visão mais crítica, um melhor entendimento da realidade dessas
comunidades, romper com preconceitos e disponibilizar oportunidades, o que
é uma necessidade diante da grande diversidade existente na atualidade
(ARANHA; MARTINS, 2009).
Para atingir tal objetivo, tendo presente as questões estéticas para o
desenvolvimento da educação, a metodologia usada foi a realização de várias
visitas com professores e alunos, nas quais foram feitas reuniões com as
lideranças das comunidades, direções de escolas e Funai; atividades de teatro,
dança, música, esporte e brincadeiras com os alunos; instalação de
equipamentos e a entrega de produtos que facilitaram e melhoraram as ações
das escolas no processo de ensino; divulgação dos cursos existentes no IFRS;
e a organização de visitas das pessoas destas comunidades, principalmente
alunos, ao IFRS.
1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
1.1 Produções didático – pedagógica
Para estabelecer um primeiro contato com as comunidades indígenas foram
agendadas, com a autorização dos caciques, encontros com as lideranças das
comunidades. Inicialmente, ocorreu uma reunião com a liderança da Terra
Indígena localizada na cidade de Cacique Doble/RS, a direção da escola,
representante da Funai e professores, técnicos e alunos do IFRS. Naquele
momento, discutiu-se sobre os problemas enfrentados pela aldeia em todas as
suas dimensões. Foram levantadas questões como alcoolismo, desmotivação
para o estudo e problemas familiares. Ficou definido que haveria, futuramente,
uma visita de professores e estudantes do IFRS à escola, quando seriam
realizadas atividades de música, teatro, dança e palestra com os alunos para
motivar sobre a importância do estudo e a necessidade de buscar o
afastamento dos problemas acima citados.
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