Educação Financeira: um despertar para o uso consciente do dinheiro com estudantes do Ensino Fundamental de Sertão
Resumo
As atividades financeiras estão presentes nas ações cotidianas dos indivíduos
das sociedades contemporâneas. De uma forma ou de outra, todas as pessoas
(crianças, jovens e adultos) lidam com o dinheiro, uma vez que fazem escolhas
e aquisições em razão do consumo de uma série de produtos diariamente. Por
conta disso, a educação financeira está intimamente vinculada ao bem-estar
individual e, quanto mais cedo for abordada, mais chances se têm de contribuir
na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para a tomada de
decisões em seus negócios financeiros pessoais e profissionais.
Entretanto, a educação financeira ainda não se configura como uma prática
estimulada e desenvolvida pela maioria da população brasileira. Cabe salientar
também que, apesar de o tema estar sendo apontado como elemento de
grande importância para o desenvolvimento dos países e de seus habitantes,
em diferentes abordagens econômicas e sociais (KASSARDJIAN, 2013), há
uma lacuna nas reflexões sobre educação financeira na sociedade organizada
(BCB, 2013). Nas escolas, pouco ou quase nada se fala sobre o assunto. As
empresas, por não perceberem a importância de ter colaboradores mais
planejados financeiramente, também não estimulam tal formação. E, no
ambiente familiar, as reflexões e discussões sobre o orçamento familiar entre
os membros ainda se configuram como abordagens distantes das práticas
regulares (BCB, 2013).
Os princípios da educação financeira fundamentam-se no auxílio ao
desenvolvimento de atitudes e de escolhas pessoais que possam contribuir
para melhor planejamento e uso do dinheiro, possibilitando mais segurança e
tranquilidade nas decisões em relação aos rendimentos dos recursos
financeiros. A motivação para a abordagem enfatiza os benefícios que o
conhecimento sobre o planejamento e as formas de gestão dos recursos
pessoais possibilita aos indivíduos, sobretudo quanto à obtenção de qualidade
de vida (D’AQUINO, 2008).
Continue lendo...
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.