Educação Financeira: um despertar para o uso consciente do dinheiro com estudantes do Ensino Fundamental de Sertão

Autores

  • Denise de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Sertão, RS, Brasil
  • Elisane Roseli Ulrich Zanelato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Sertão, RS, Brasil
  • Débora Juliana Gatti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Sertão, RS, Brasil

Resumo

As atividades financeiras estão presentes nas ações cotidianas dos indivíduos

das sociedades contemporâneas. De uma forma ou de outra, todas as pessoas

(crianças, jovens e adultos) lidam com o dinheiro, uma vez que fazem escolhas

e aquisições em razão do consumo de uma série de produtos diariamente. Por

conta disso, a educação financeira está intimamente vinculada ao bem-estar

individual e, quanto mais cedo for abordada, mais chances se têm de contribuir

na formação de cidadãos mais conscientes e preparados para a tomada de

decisões em seus negócios financeiros pessoais e profissionais.

Entretanto, a educação financeira ainda não se configura como uma prática

estimulada e desenvolvida pela maioria da população brasileira. Cabe salientar

também que, apesar de o tema estar sendo apontado como elemento de

grande importância para o desenvolvimento dos países e de seus habitantes,

em diferentes abordagens econômicas e sociais (KASSARDJIAN, 2013), há

uma lacuna nas reflexões sobre educação financeira na sociedade organizada

(BCB, 2013). Nas escolas, pouco ou quase nada se fala sobre o assunto. As

empresas, por não perceberem a importância de ter colaboradores mais

planejados financeiramente, também não estimulam tal formação. E, no

ambiente familiar, as reflexões e discussões sobre o orçamento familiar entre

os membros ainda se configuram como abordagens distantes das práticas

regulares (BCB, 2013).

Os princípios da educação financeira fundamentam-se no auxílio ao

desenvolvimento de atitudes e de escolhas pessoais que possam contribuir

para melhor planejamento e uso do dinheiro, possibilitando mais segurança e

tranquilidade nas decisões em relação aos rendimentos dos recursos

financeiros. A motivação para a abordagem enfatiza os benefícios que o

conhecimento sobre o planejamento e as formas de gestão dos recursos

pessoais possibilita aos indivíduos, sobretudo quanto à obtenção de qualidade

de vida (D’AQUINO, 2008).

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Biografia do Autor

  • Denise de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Sertão, RS, Brasil
    Técnica-administrativa do Câmpus Sertão do IFRS, graduação em Administração Pública, mestrado em Administração.

  • Elisane Roseli Ulrich Zanelato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Sertão, RS, Brasil
    Professora do Câmpus Sertão do IFRS, graduação em Ciências Contábeis, mestrado em Educação.

  • Débora Juliana Gatti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Sertão, RS, Brasil
    Acadêmica do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profisional do Câmpus Sertão do IFRS, bolsista do projeto de extensão Educação Financeira: um despertar para o uso consciente do dinheiro com estudantes do Ensino Fundamental de Sertão/RS.

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

PROJETOS

Como Citar

OLIVEIRA, Denise de; ZANELATO, Elisane Roseli Ulrich; GATTI, Débora Juliana. Educação Financeira: um despertar para o uso consciente do dinheiro com estudantes do Ensino Fundamental de Sertão. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 30–32, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1356.. Acesso em: 21 dez. 2024.