“Agitando” comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental

Autores

  • Ivan Francisco Diehl
  • Betina Ahlert
  • Cibele Schwanke

Resumo

Estamos diante de uma situação delicada no que se refere ao ambiente, à

sociedade e às diversas culturas do nosso planeta. Os padrões dominantes de

produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos

recursos e uma massiva extinção de espécies.

As causas primárias de problemas como o aumento da pobreza, da

degradação humana e ambiental e da violência podem ser identificadas no

modelo de civilização dominante, que se baseia em superprodução e

superconsumo para uns e em subconsumo e falta de condições para produzir

por parte da grande maioria. Assim, a solidariedade é substituída pelo interesse

pessoal e a cultura por bens capitais.

Consequentemente, aumentam a injustiça, a pobreza, os conflitos violentos,

causas de grande sofrimento e que tornam nosso planeta cada vez mais

desigual. Desigualdade, esta, sustentada a partir das diferenças de gênero e

de raça, de uma sociedade não inclusiva, da má distribuição de renda – com

todas as consequências resultantes – e da exploração e má inter-relação com

o meio ambiente.

Continue lendo...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivan Francisco Diehl

Possui graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é orientador geral do pronatec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: idéias dos alunos, formação inicial, pesquisa em ensino, concepções e práticas docentes e concepções didáticas.

Betina Ahlert

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Saúde Mental Coletiva, pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, e em Serviço Social e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília e Conselho Federal de Serviço Social. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutoranda do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e servidora estatutária da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência em Serviço Social, com especialidade em saúde mental e habitação de interesse social

Cibele Schwanke

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente exerce a função de Diretora de Extensão e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - câmpus Porto Alegre, pertencente ao corpo docente dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e em Biotecnologia, sendo tutora do Grupo Pet/Conexões Gestão Ambiental. Possui experiência na área de Educação em Ciências e Biologia, Educação a Distância, Zoologia (Paleozoologia) e Geociências (Paleontologia e Educação), atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências e biologia, formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, produção de material instrucional na área de Ciências Naturais e Biológicas, divulgação científica e extensão acadêmica e tecnológica.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS