“Agitando” comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental

Autores

  • Ivan Francisco Diehl
  • Betina Ahlert
  • Cibele Schwanke

Resumo

Estamos diante de uma situação delicada no que se refere ao ambiente, à

sociedade e às diversas culturas do nosso planeta. Os padrões dominantes de

produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos

recursos e uma massiva extinção de espécies.

As causas primárias de problemas como o aumento da pobreza, da

degradação humana e ambiental e da violência podem ser identificadas no

modelo de civilização dominante, que se baseia em superprodução e

superconsumo para uns e em subconsumo e falta de condições para produzir

por parte da grande maioria. Assim, a solidariedade é substituída pelo interesse

pessoal e a cultura por bens capitais.

Consequentemente, aumentam a injustiça, a pobreza, os conflitos violentos,

causas de grande sofrimento e que tornam nosso planeta cada vez mais

desigual. Desigualdade, esta, sustentada a partir das diferenças de gênero e

de raça, de uma sociedade não inclusiva, da má distribuição de renda – com

todas as consequências resultantes – e da exploração e má inter-relação com

o meio ambiente.

Continue lendo...

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ivan Francisco Diehl
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é orientador geral do pronatec do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: idéias dos alunos, formação inicial, pesquisa em ensino, concepções e práticas docentes e concepções didáticas.
  • Betina Ahlert
    Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Saúde Mental Coletiva, pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, e em Serviço Social e Competências Profissionais pela Universidade de Brasília e Conselho Federal de Serviço Social. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é doutoranda do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e servidora estatutária da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência em Serviço Social, com especialidade em saúde mental e habitação de interesse social
  • Cibele Schwanke
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente exerce a função de Diretora de Extensão e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - câmpus Porto Alegre, pertencente ao corpo docente dos cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e dos Cursos Técnicos em Meio Ambiente e em Biotecnologia, sendo tutora do Grupo Pet/Conexões Gestão Ambiental. Possui experiência na área de Educação em Ciências e Biologia, Educação a Distância, Zoologia (Paleozoologia) e Geociências (Paleontologia e Educação), atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, ensino de ciências e biologia, formação inicial e continuada de professores de Ciências e Biologia, produção de material instrucional na área de Ciências Naturais e Biológicas, divulgação científica e extensão acadêmica e tecnológica.

Downloads

Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

DIEHL, Ivan Francisco; AHLERT, Betina; SCHWANKE, Cibele. “Agitando” comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 54–57, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1346.. Acesso em: 30 dez. 2024.