Linguagem de programação LOGO como inclusão digital no ensino de geometria plana com alunos surdos do Proeja

Autores

  • Bolivar Urruth Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Campus Rio Grande, RS, Brasil.

Resumo

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação

Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) foi instituído pelo Decreto

5.840, de julho de 2006, pelo governo federal, com o objetivo de resgatar

jovens e adultos a partir de 18 anos que estão há muito tempo sem estudar

devido a vários fatores, entre eles o social. Oportuniza a reincorporação desses

brasileiros ao sistema educacional de ensino formal, buscando um país mais

justo e uma sociedade mais igualitária de formação integrada dos jovens e

adultos ao ensino técnico e na educação básica.

No ano de 2010, no IFRS - Câmpus Rio Grande, surgiu um novo diferencial, a

inclusão de alunos surdos na turma do Proeja. Para nós, professores, foi uma

realidade totalmente diferente, acarretando uma adaptação de forma lenta e

contínua a esses alunos com deficiência auditiva e aos poucos aprendendo

novas formas de interação.

Aplicamos técnicas de memorização, apenas por verbalizações sobre o objeto

a ser aprendido, de forma mecânica e descontextualizada e aos poucos, com o

maior contato com alunos surdos, vamos sentindo a necessidade de mudar

esta realidade com ações pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento

cognitivo desses alunos.

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Biografia do Autor

  • Bolivar Urruth, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).Campus Rio Grande, RS, Brasil.
    Professor do Câmpus Rio Grande do IFRS, licenciatura plena em Matemática FURG-RS e mestre em Ciência da Computação pela UFSC.

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Como Citar

URRUTH, Bolivar. Linguagem de programação LOGO como inclusão digital no ensino de geometria plana com alunos surdos do Proeja. Revista Viver IFRS, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 48–50, 2015. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/ViverIFRS/article/view/1340.. Acesso em: 21 dez. 2024.