Linguagem de programação LOGO como inclusão digital no ensino de geometria plana com alunos surdos do Proeja
Resumo
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação
Básica na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja) foi instituído pelo Decreto
5.840, de julho de 2006, pelo governo federal, com o objetivo de resgatar
jovens e adultos a partir de 18 anos que estão há muito tempo sem estudar
devido a vários fatores, entre eles o social. Oportuniza a reincorporação desses
brasileiros ao sistema educacional de ensino formal, buscando um país mais
justo e uma sociedade mais igualitária de formação integrada dos jovens e
adultos ao ensino técnico e na educação básica.
No ano de 2010, no IFRS - Câmpus Rio Grande, surgiu um novo diferencial, a
inclusão de alunos surdos na turma do Proeja. Para nós, professores, foi uma
realidade totalmente diferente, acarretando uma adaptação de forma lenta e
contínua a esses alunos com deficiência auditiva e aos poucos aprendendo
novas formas de interação.
Aplicamos técnicas de memorização, apenas por verbalizações sobre o objeto
a ser aprendido, de forma mecânica e descontextualizada e aos poucos, com o
maior contato com alunos surdos, vamos sentindo a necessidade de mudar
esta realidade com ações pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento
cognitivo desses alunos.
Continue lendo...
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os textos publicados são de propriedade da Viver IFRS, sendo vedada a reprodução, mesmo que parcial, em outros periódicos, tanto no formato impresso ou eletrônico, bem como a tradução para outro idioma sem a autorização da Comissão Editorial.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso ao conhecimento.
Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Viver IFRS está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Brasil License.