O LogiC e a participação em olimpíadas da área de informática

Autores

  • Ígor Lorenzato Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil.
  • Patrícia Nogueira Hübler Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil.
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil.

Resumo

É constante a veiculação de dados em jornais, revistas e outras mídias que

enfatizam a falta de profissionais qualificados para o mercado de tecnologia da

informação (TI) e é baixa a procura por cursos na área de informática. O

projeto de extensãoLogiC – o ensinar e o aprender de lógica de programação e

sua implementação em linguagem C surgiu do interesse dos professores

de informática do Câmpus Canoas em apresentara área de TI aos alunos da

rede de ensino municipal de Canoas, motivando-os a ingressar nos cursos da

área, e em incentivaros alunos já matriculados nos cursos do câmpus a

participar de campeonatos.

O projeto busca incentivar alunos da rede pública de oitavos e nonos anos a

estudarem lógica de programação e a desenvolverem seus primeiros sistemas

em Linguagem C. Acrescenta-se, também, a pretensão de motivar os

estudantes do ensino médio de cursos técnicos da rede federal a resolverem

problemas complexos em Linguagem C, ambos com vistas à participação em

campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Maratona

de Programação. Com isso, é apresentada uma realidade diferente, com

estímulo à competitividade e ao trabalho em equipe. Além disso, atividades que

busquem o desenvolvimento do raciocínio lógico também são desenvolvidas.

Dentre as várias reportagens veiculadas, que embasam o sentimento dos

professores da área, podemos citar a de 12 de outubro de 2013, publicada pelo

ClicRBS e escrita por Vagner Benites, com o título “Com 3 mil vagas abertas

no Rio Grande do Sul, área de Tecnologia da Informação exige capacitação

dos interessados - Uso dos serviços de TI por empresas privadas e pelo poder

público fez demanda por mão de obra especializada no setor saltar”.

Destacamos, principalmente, nesta reportagem, que “segundo estudo da

consultoria IDC, o Brasil tem uma carência de 39,9 mil profissionais de

tecnologia, número que deve crescer para 117 mil até 2015”. O repórter

também menciona que o cenário assusta os empresários, uma vez que,

a cada dia, eles possuem mais dificuldades em contratar, mas identifica,

igualmente, que estamos diante de uma excelente oportunidade para quem

quer investir na carreira.

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Biografia do Autor

  • Ígor Lorenzato Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil.
    Professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Câmpus Canoas do IFRS e mestre em ciência da computação.

  • Patrícia Nogueira Hübler, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil.
    Professora de ensino básico, técnico e tecnológico no Câmpus Canoas do IFRS e doutora em ciência da computação.

  • Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Campus Canoas, RS, Brasil.
    Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Câmpus Canoas do IFRS e doutora em ciência da computação.

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Publicado

2015-10-28

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS