Publicação mostrará ações e produções do IFRS

Autores

  • Tania Jurema Flores da Rosa Aiub Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão, RS

Resumo

A proposta de construção de um periódico para a divulgação das ações de

extensão do IFRS principia de um certo modo de entender a instituição em que

se trabalha: a partir do conceito de unidade. Muito se tem discutido, ao longo

os últimos 5 anos, sobre o necessário entendimento de uma instituição

multicâmpus que, além de preservar as particularidades de cada unidade,

precisa construir uma identidade comum. Os princípios e ações extensionistas,

jamais desvinculados das práticas de ensino e pesquisa, devem primar pela

relação transformadora entre instituição de ensino e sociedade e propor

estratégias de crescimento comuns a todas as partes, de forma que todos que

fazem parte dessa instituição apropriem-se do sentimento de pertencimento e

comprometimento. Sentimentos necessários, indiscutíveis quando se está

falando em educação. O ato de educar nessa instituição deve ser aquele que

deflagre um modo de trabalho ao mesmo tempo peculiar, em consonância com

as particularidades de cada realidade local e um modo de trabalho ancorado

nos princípios gerais que nortearam a construção desse instituto e que

norteiam as ações que nos fazem crescer: trata-se do trabalho sempre atento

ao educando e ao seu crescimento.

Por isso, essa proposta, que agora se consolida no primeiro volume de um

periódico que se lança para ser “o rosto” do IFRS, é fruto dessa vontade de

pertencimento, dessa imensa vontade de estar numa instituição acolhedora do

todo e entendedora de cada particularidade de suas partes. Muito difícil, de

uma perspectiva simplista, construir uma identidade de todo sem desconsiderar

muitos aspectos das partes. Mas, de forma complexa, com um trabalho sempre

voltado a pensar a instituição é possível sair de uma perspectiva simples e ver

essa instituição como um grande rizoma, em que o todo e as partes se

consolidam pela ideia de conjunto, de articulação sempre lubrificada pela

constante troca de experiências e de interlocução.

A revista Viver IFRS deriva desse esforço de produção de conhecimento que

parte das ações dos câmpus e do esforço de integração e promoção da cultura

extensionista que caracteriza o IFRS. Um trabalho iniciado em 2012, a partir de

uma ideia que, acolhida pela gestão da instituição, materializa-se neste

momento.

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Biografia do Autor

Tania Jurema Flores da Rosa Aiub, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Viamão, RS

Professora de Língua Portuguesa e Coordenadora-geral do Pronatec no IFRS

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Publicado

2015-10-09

Edição

Seção

REVISTA