Percursos de formação e de acesso ao emprego para egressos com deficiência: recurso aos dispositivos e dinâmicas identitárias na França

Autores

  • Michaël Segon Centre d’Études et de Recherches sur les Qualifications (Céreq)
  • Nathalie Le Roux Université Paris Nanterre

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.7360

Resumo

Embora a população de jovens que abandonam o ensino superior seja objeto de numerosas análises, a população de antigos estudantes com deficiência é muito menos conhecida e estudada. A principal fonte de informação é o recenseamento anual dos estudantes que beneficiam de alojamento devido a um problema de saúde ou a uma deficiência, efetuado pelo  Ministério do Ensino Superior e da Investigação. A lei de 2005 contribuiu para acelerar o desenvolvimento de serviços para estudantes com deficiência (SAEH) nas universidades. Este fato reflete-se no aumento constante do número de pessoas que se beneficiam destes serviços . No entanto, pouco se sabe sobre o que lhes acontece após os estudos. Um estudo estatístico exploratório (Segon et al., 2012) revelou dificuldades significativas nos percursos profissionais dos jovens com deficiência, quer no acesso ao ensino superior, quer durante os estudos ou na fase de integração profissional.

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Publicado

2024-08-25