A valorização dos registros astronômicos utilizados por diferentes culturas indígenas implicações para o Ensino de Astronomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/jh39qf37

Resumo

O trabalho exposto tem como foco investigar os registros astronômicos utilizados por diversas etnias indígenas brasileiras, a fim de analisar as possibilidades de enculturação científica nas escolas, tornando evidente a seguinte pergunta central: quais as implicações dos registros astronômicos dos povos tradicionais para o Ensino de Astronomia? A pesquisa se trata de um estado da arte, o qual reuniu a análise de trabalhos acadêmicos da área de Ensino de Astronomia voltados para a educação intercultural. O trabalho exposto possui uma abordagem qualitativa, cujas investigações foram realizadas a partir de artigos, dissertações e teses, num recorte temporal de 2008 a 2023.Os resultados da pesquisa apresentam a importância do dos registros astronômicos dos povos indígenas para o Ensino de Ciências da Natureza, tendo em vista a necessidade de valorização e manutenção dessas culturas, bem como a necessidade de ascensão desse campo de pesquisa, levando em consideração a quantidade de produções dos últimos anos.

 

Biografia do Autor

  • Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil

    Estudante de doutorado acadêmico em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM),  com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).  Possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC. 

  • Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física

  • Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

    Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente;Pedagogia Russa; Materialismo histórico dialético; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistem educacionais; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado. 

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Publicado

2025-01-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa