Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho

Autores

  • Samuel dos Santos Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Andréa Poletto Sonza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6749

Resumo

A participação das pessoas com deficiência em todas as instâncias sociais é um direito e para que isso ocorra de forma acessível há uma série de normativas legais, como a Lei Brasileira de Inclusão. Nesse contexto, trazemos um recorte da pesquisa intitulada “Alunos com deficiência do IFRS e a inclusão no mundo do trabalho”, a qual está se desenvolvendo por meio do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Este estudo objetiva identificar, no que concerne aos estágios curriculares obrigatórios, quais elementos têm influenciado na inclusão dos alunos com deficiência do IFRS no mundo do trabalho. A pesquisa é de abordagem qualitativa e constitui-se em um estudo de caso a respeito dos cursos de ensino médio e superior do campus Porto Alegre do IFRS. A coleta de dados está ocorrendo por meio de entrevistas semiestruturadas com os seguintes sujeitos vinculados à instituição: professores que acompanharam os alunos com deficiência durante as disciplinas de estágio curricular obrigatório; profissionais do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne); profissionais do setor de estágios e alunos e egressos com deficiência.

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Publicado

2024-07-23