Investigação e mitigação em blocos de fundações afetados pela reação álcali-agregado em edificação na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i1.6723Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar por meio de um estudo de caso, as etapas dos métodos investigativos e a solução adotada como reforço estrutural para os blocos de fundações afetados por reação álcali-agregado (RAA). Através de ensaios mecânicos, físicos e não destrutivos, foi possível avaliar as patologias ocorridas nos blocos de coroamento, comprometendo o seu desempenho estrutural. O diagnóstico encontrado pelos ensaios de microscopia eletrônica de varredura, permitiram confirmar a patologia ocasionado por reação do tipo álcali-agregado, como possível causa do quadro fissuratório observados nos blocos de fundações da edificação. Para recuperação e reforço nas estruturas de fundações foram realizados serviços de impermeabilização, visando a proteção da estrutura contra a ação da umidade, tratamento das fissuras por meio de injeção de resinas de forma a proporcionar o monolitismo da peça, e por fim, aumento de seção do elemento de fundação, por meio de encapsulamento através da estrutura de concreto protendido. Como contribuição científica a presente pesquisa visa a importância de aumentar o banco de dados através de parâmetros e técnicas de recuperação de estruturas, através de patologias ocasionadas através da reação álcali-agregado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).