Desempenho de revestimentos de Politetrafluoroetileno e Dissulfeto de Molibdênio em brocas para furação de madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i1.6711

Resumo

Este estudo mostra a performance dos revestimentos superficiais politetrafluoroetileno (PTFE) e dissulfeto de molibdênio (MoS2) aplicado em brocas para a furação de madeira. A caracterização química dos revestimentos foi feita por espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). A avaliação da vida útil da ferramenta, através de testes de bancada, mediu o torque e potência na furação. A dureza dos corpos de prova de madeira foi verificada na escala Shore D, os filmes e substrato na escala Vickers. Metalografia determinou a microestrutura da broca e espessura de camada dos filmes. As análises foram realizadas de forma comparativa entre as amostras com PTFE, MoS2 e sem revestimento (padrão). As brocas com PTFE em relação as padrão obtiveram reduções do torque de furação de até 35 %, reduzindo-se o gasto de potência elétrica. Já as amostras de MoS2 obtiveram um aumento do torque de furação de até 28 % e consumo de energia de 18 % superior a padrão, desplacando-se totalmente nas arestas de corte. O torque nas amostras com PTFE foi de até 49 % menor comparadas a MoS2. Houve revenimento nas microestruturas de todos os substratos. Os resultados viabilizam as brocas com filmes de PTFE em detrimento ao MoS2.

Biografia do Autor

  • Clederson Barro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul

    Clederson Barro, casado, 2 filhos, gosto de esportes, música e boa gastronomia. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Atualmente Engenheiro de Desenvolvimento de Produto - Irwin Industrial Tool Ferramentas do Brasil . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Mecânica. As minhas atividades profissionais envolvem desenvolvimento de novos produtos e embalagens, projetos mecânicos, análise de dados, testes de performance, análises laboratoriais, gestão de projetos, entre outros. Tenho habilidades com sistemas e softwares como SAP, Creo Parametric, SolidWorks, Autocad, Drafsight, Excel avançado, Windchill, MS Project, entre outros. Dentre as habilidades pessoais tenho comunicação clara e objetiva, foco, pro-atividade, comprometimento, inglês fluente nível mediano (not fully fluent), dedicação, gosto de executar atividades organizadas e programadas mitigando o máximo de riscos envolvidos. Acima de tudo tenho paixão pela minha profissão. Sobre os defeitos eu diria que sou um pouco ansioso e um levemente crítico no intuito de melhorias contínuas.

  • Alexandre Luis Gasparin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul

    Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1999), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela (UFRGS-2004) e doutorado em Ciências do Materiais (UFRGS-2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Caxias do Sul. Tem experiência em áreas da Engenharia Mecânica e de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria 4.0, prototipagem rápida, engenharia de superfícies, materiais compósitos, tribologia e adesão de materiais.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa