Desempenho de revestimentos de Politetrafluoroetileno e Dissulfeto de Molibdênio em brocas para furação de madeira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i1.6711

Resumo

Este estudo mostra a performance dos revestimentos superficiais politetrafluoroetileno (PTFE) e dissulfeto de molibdênio (MoS2) aplicado em brocas para a furação de madeira. A caracterização química dos revestimentos foi feita por espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). A avaliação da vida útil da ferramenta, através de testes de bancada, mediu o torque e potência na furação. A dureza dos corpos de prova de madeira foi verificada na escala Shore D, os filmes e substrato na escala Vickers. Metalografia determinou a microestrutura da broca e espessura de camada dos filmes. As análises foram realizadas de forma comparativa entre as amostras com PTFE, MoS2 e sem revestimento (padrão). As brocas com PTFE em relação as padrão obtiveram reduções do torque de furação de até 35 %, reduzindo-se o gasto de potência elétrica. Já as amostras de MoS2 obtiveram um aumento do torque de furação de até 28 % e consumo de energia de 18 % superior a padrão, desplacando-se totalmente nas arestas de corte. O torque nas amostras com PTFE foi de até 49 % menor comparadas a MoS2. Houve revenimento nas microestruturas de todos os substratos. Os resultados viabilizam as brocas com filmes de PTFE em detrimento ao MoS2.

Biografia do Autor

Clederson Barro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul

Clederson Barro, casado, 2 filhos, gosto de esportes, música e boa gastronomia. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (2019). Atualmente Engenheiro de Desenvolvimento de Produto - Irwin Industrial Tool Ferramentas do Brasil . Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Mecânica. As minhas atividades profissionais envolvem desenvolvimento de novos produtos e embalagens, projetos mecânicos, análise de dados, testes de performance, análises laboratoriais, gestão de projetos, entre outros. Tenho habilidades com sistemas e softwares como SAP, Creo Parametric, SolidWorks, Autocad, Drafsight, Excel avançado, Windchill, MS Project, entre outros. Dentre as habilidades pessoais tenho comunicação clara e objetiva, foco, pro-atividade, comprometimento, inglês fluente nível mediano (not fully fluent), dedicação, gosto de executar atividades organizadas e programadas mitigando o máximo de riscos envolvidos. Acima de tudo tenho paixão pela minha profissão. Sobre os defeitos eu diria que sou um pouco ansioso e um levemente crítico no intuito de melhorias contínuas.

Alexandre Luis Gasparin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-1999), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela (UFRGS-2004) e doutorado em Ciências do Materiais (UFRGS-2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no Campus Caxias do Sul. Tem experiência em áreas da Engenharia Mecânica e de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria 4.0, prototipagem rápida, engenharia de superfícies, materiais compósitos, tribologia e adesão de materiais.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa