“Qual o valor de uma aluna?”: Ausências e presenças institucionais no acolhimento a estudantes vítimas de violência de gênero no IFRN

Autores

Resumo

Este estudo objetivou objetiva desvelar os processos de subjetivação das estudantes vítimas de violência de gênero face à formação humana integral preconizada pela proposta pedagógica do Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou da técnica do diário solicitado para ter acesso a aspectos da subjetivação de três alunas e ex-alunas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Os dados foram analisados com base na Análise Textual discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2006). Os resultados apontaram que os casos de assédio na Instituição são reais e trazem consequências para a vida das estudantes como: crises de ansiedade, tristeza, desmotivação acadêmica e medo sobre o futuro escolar e profissional.

Biografia do Autor

  • Maria Carolina Xavier da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Mestra em Educação Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
    do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no
    Contexto da Diversidade pelo IFRN - Campus Canguaretama, bacharel e licenciada em
    História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do
    Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq).

  • Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

    Doutor em Ciências da Educação pela Université Paul Valéry ‐ Montpellier III e pela UFRN. Professor do IFRN e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGED/UFRN). Vice-líder do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq).

  • Julie Thomas, Université Jean Monnet

    Doutora em Ciências do Esporte pela Université de Paris-Sud. Professora na Universidade Jean Monnet - Saint Étienne (França), vinculada ao Centre Max Weber (UMR5283). Colaboradora estrangeira do Observatório da Diversidade (IFRN/CNPq).

Downloads

Publicado

2024-07-23