Trajetória dos estudantes do Ensino Médio integrado do IFNMG/Campus Januária beneficiados pelo programa de assistência e apoio aos estudantes (PAAE) durante a pandemia e os efeitos sobre a permanência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6552Resumo
Este estudo se propõe a conhecer a trajetória dos estudantes do Ensino Médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária beneficiados pelo Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes (PAAE). Para tanto, buscou-se analisar a situação dos estudantes no curso, se evadidos, concluintes ou ainda em curso (repetentes), comparando-a à situação de estudantes não beneficiados pelo Programa. O PAAE se apresenta como um Programa estratégico para a permanência dos estudantes, especialmente neste cenário pandêmico, que tem contribuído, também, para a intensificação das desigualdades escolares. O contexto em análise se apresenta, dessa forma, como campo fecundo para investigação empírica, que se caracterizou, nesta pesquisa, como um estudo de caso. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para o planejamento de medidas mais propositivas em direção à permanência e êxito dos estudantes, e mesmo para a avaliação do próprio Programa na instituição. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa de Assistência tem contribuído para a permanência dos estudantes, especialmente dentre aqueles em situação de risco para evadir, que no Campus estudado se refere, principalmente, aos estudantes em condição socioeconômica desfavorável e que tiveram que repetir pelo menos uma série escolar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).