Trajetória dos estudantes do Ensino Médio integrado do IFNMG/Campus Januária beneficiados pelo programa de assistência e apoio aos estudantes (PAAE) durante a pandemia e os efeitos sobre a permanência estudantil

Autores

  • Iza Manuella Aires Cotrim-Guimarães Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG
  • Aline Caciquinho Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária
  • Marcos Pedro Moreira Costa Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6552

Resumo

Este estudo se propõe a conhecer a trajetória dos estudantes do Ensino Médio integrado do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária beneficiados pelo Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes (PAAE). Para tanto, buscou-se analisar a situação dos estudantes no curso, se evadidos, concluintes ou ainda em curso (repetentes), comparando-a à situação de estudantes não beneficiados pelo Programa. O PAAE se apresenta como um Programa estratégico para a permanência dos estudantes, especialmente neste cenário pandêmico, que tem contribuído, também, para a intensificação das desigualdades escolares. O contexto em análise se apresenta, dessa forma, como campo fecundo para investigação empírica, que se caracterizou, nesta pesquisa, como um estudo de caso. Espera-se, com essa pesquisa, contribuir para o planejamento de medidas mais propositivas em direção à permanência e êxito dos estudantes, e mesmo para a avaliação do próprio Programa na instituição. Os resultados da pesquisa demonstram que o Programa de Assistência tem contribuído para a permanência dos estudantes, especialmente dentre aqueles em situação de risco para evadir, que no Campus estudado se refere, principalmente, aos estudantes em condição socioeconômica desfavorável e que tiveram que repetir pelo menos uma série escolar.

Biografia do Autor

  • Aline Caciquinho, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária

    Assistente Social no IFNMG - Campus Januária. Mestranda em Educação pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

  • Marcos Pedro Moreira Costa, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária

    Estudante do curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Informática para Internet do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Januária. Bolsista de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2024-08-25