O Processo de Ingresso e sua intervenção na permanência e êxito dos ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, IFSC - Campus Florianópolis: um estudo com sujeitos evadidos
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6548Resumo
O estabelecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o crescimento dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/2008 proporcionou significativo aumento de oferta de cursos e matrículas em todo o Brasil, no entanto, os Institutos Federais vem sofrendo com altos indicadores de evasão. Este artigo investiga possíveis correspondências estabelecidas entre o Processo de Ingresso adotado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e lacunas no processo de permanência e êxito dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, Campus Florianópolis. A pesquisa é aplicada, com método dialético e de cunho qualitativo, empregando-se o estudo de caso como modalidade principal. O levantamento de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 13 sujeitos que evadiram durante o primeiro semestre do curso. Os resultados apontam que os fatores de evasão estão ligados a aspectos pessoais, pedagógicos e a falta de conhecimento do conteúdo programático e do perfil de egresso. Conclui-se que a instituição poderia reverter esses resultados qualificando o sistema de ingresso ao promover uma melhor divulgação de informações e orientações aos candidatos, contribuindo, assim, para qualificar o acesso, o sucesso de aprendizado, garantindo a permanência e a progressão de seus alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).