O Processo de Ingresso e sua intervenção na permanência e êxito dos ingressantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, IFSC - Campus Florianópolis: um estudo com sujeitos evadidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6548

Resumo

O estabelecimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o crescimento dos Institutos Federais pela Lei n.º 11.892/2008 proporcionou significativo aumento de oferta de cursos e matrículas em todo o Brasil, no entanto, os Institutos Federais vem sofrendo com altos indicadores de evasão. Este artigo investiga possíveis correspondências estabelecidas entre o Processo de Ingresso adotado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e lacunas no processo de permanência e êxito dos estudantes do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, Campus Florianópolis. A pesquisa é aplicada, com método dialético e de cunho qualitativo, empregando-se o estudo de caso como modalidade principal. O levantamento de dados ocorreu por entrevista semiestruturada com 13 sujeitos que evadiram durante o primeiro semestre do curso. Os resultados apontam que os fatores de evasão estão ligados a aspectos pessoais, pedagógicos e a falta de conhecimento do conteúdo programático e do perfil de egresso. Conclui-se que a instituição poderia reverter esses resultados qualificando o sistema de ingresso ao promover uma melhor divulgação de informações e orientações aos candidatos, contribuindo, assim, para qualificar o acesso, o sucesso de aprendizado, garantindo a permanência e a progressão de seus alunos.

Biografia do Autor

  • Daiana da Rosa Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
    Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Mestrado Profissional em rede nacional (PROFEPT) -Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista em Gestão Pública na EPT (IFSC). Técnica Administrativa em Educação no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). E -mail: <[email protected]>
  • Salete Valer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
    Doutora em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Linguística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora titular do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando como docente em cursos de Formação Inicial e Continuada; Cursos Técnicos, Ensino Médio, Cursos de Tecnologia e no Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT). E -mail:<[email protected]>.    

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Publicado

2024-07-23