Uso de redes sociais para democratização da ciência: uma proposta chamada AntroVerso

Autores

  • Aline Santos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Diello de Souza Filho Colégio Murialdo
  • Victória Zeferino Costa IFSC
  • Andreza Cipriani FURB
  • Luciana Fidelis de Souza da Costa FURB

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i1.6533

Resumo

Este estudo versa sobre o papel social das redes sociais, na divulgação do conhecimento científico em prol da democratização da ciência e combate às fake news, a partir de um estudo crítico-analítico sobre o perfil no Instagram denominado Antroverso, compreendendo parte dos efeitos que esse canal de comunicação tem sobre a sociedade. Sua fundamentação teórica pautou-se sobre o uso das redes sociais e o desenvolvimento de conteúdo digital para acessibilidade da informação. Desse modo, este é um estudo qualitativo de caráter descritivo, que contou com: o relato pessoal dos criadores do AntroVerso sobre o processo de desenvolvimento do perfil, suas intenções e percepções; estudo analítico, no Instagram Analytics e no Instagram Insights, do perfil AntroVerso, para caracterização dos usuários; e, realização de enquete, para levantamento das percepções apresentadas pelos usuários do perfil referentes à divulgação e democratização da ciência. Dos resultados obtidos, destaca-se que, embora as redes sociais apresentem grande impacto na sociedade e têm potencial como meios de disseminar o conhecimento científico, a divulgação científica nesses espaços carece de metodologia e avaliação moral/ética, o que implica, muitas vezes, a não veracidade dos conteúdos divulgados. Assim, este estudo apresenta uma proposta para resolver esse desafio: assim como perfis comerciais, que possuem um selo de certificação do conteúdo, os perfis científicos de grande repercussão também deveriam receber tal averiguação, por meio de um ‘selo científico’ ou ‘selo educacional’.

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Publicado

2023-08-21

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa