Pessoas com Deficiência e o direito ao trabalho: um olhar para o Instituto Federal de Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6478Resumo
O ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no serviço público é um direito que vem sendo aplicado desde que a Constituição Federal de 1988 veio a sedimentar os caminhos da democracia no Brasil. Contudo, a inclusão dessas pessoas no universo do serviço público demanda esforços que vão além da política de ações afirmativas, sendo necessária a adaptação de ambientes e a construção de uma cultura institucional inclusiva, de modo a se eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais, programáticas e atitudinais que impedem a plena participação dessas pessoas. Este artigo visa comunicar parte dos resultados da pesquisa “Deficiência e Necessidades Específicas no serviço público: desafios de inclusão e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná”, em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A investigação pautou-se na metodologia do Estudo de Caso. A aquisição de dados foi procedida mediante pesquisa documental e observação participante. As análises aqui delineadas ancoraram-se em literaturas concernentes ao assunto e apontam para a urgência do estabelecimento de uma política de inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).