Pessoas com Deficiência e o direito ao trabalho: um olhar para o Instituto Federal de Rondônia

Autores

  • Xênia de Castro Barbosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Geovana da Costa Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6478

Resumo

O ingresso de Pessoas com Deficiência (PcD) no serviço público é um direito que vem sendo aplicado desde que a Constituição Federal de 1988 veio a sedimentar os caminhos da democracia no Brasil. Contudo, a inclusão dessas pessoas no universo do serviço público demanda esforços que vão além da política de ações afirmativas, sendo necessária a adaptação de ambientes e a construção de uma cultura institucional inclusiva, de modo a se eliminar barreiras arquitetônicas, comunicacionais, programáticas e atitudinais que impedem a plena participação dessas pessoas. Este artigo visa comunicar parte dos resultados da pesquisa “Deficiência e Necessidades Específicas no serviço público: desafios de inclusão e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná”, em desenvolvimento no Programa de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. A investigação pautou-se na metodologia do Estudo de Caso. A aquisição de dados foi procedida mediante pesquisa documental e observação participante. As análises aqui delineadas ancoraram-se em literaturas concernentes ao assunto e apontam para a urgência do estabelecimento de uma política de inclusão e desenvolvimento profissional de servidores com deficiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

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Publicado

2024-08-25