O perfil de estudantes cotistas negros do IFSC Caçador: um estudo descritivo

Autores

  • Rafael Levi Ludke Instituto Federal de Santa Catarina
  • Bianca Gonçalves Sousa de Moraes INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Marcelo Silva de Jesus INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6444

Resumo

Objetiva-se, por meio deste artigo, apresentar resultados de um projeto de pesquisa que permitiu compreender o perfil de estudantes cotistas negros, do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Caçador. Para atingir o objetivo proposto, adotou-se a metodologia quali-quantitativa, por se entender que esse tipo de método permite a identificação de variáveis específicas com uma análise global do fenômeno estudado. Ao final da pesquisa, pôde-se compreender que os estudantes cotistas negros são estudantes de baixa renda, que cursaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas. As dificuldades financeiras e a necessidade de trabalhar se mostraram com um fator de extrema relevância para o insucesso do público cotista negro na instituição. Percebe-se, por meio da pesquisa realizada, que, apesar das cotas raciais em Instituições Públicas de Ensino brasileiras se constituírem como importantes instrumentos para a redução de desigualdades sociais históricas de grupos raciais, torna-se importante não só ofertar vagas para o acesso, mas também propor e executar políticas institucionais e ações afirmativas que visem a permanência e êxito desse público nas Instituições. E para que isso ocorra, conhecer o perfil de estudantes cotistas é fundamental.

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Publicado

2024-08-25