A perspectiva de alunos e servidores dos Cursos Técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio no IFRR

Autores

  • Lidiane Silva dos Santos Instituto Federal de Roraima
  • Patrício Ferreira Batista Instituto Federal de Roraima
  • Maristela Bortolon de Matos Instituto Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6438

Resumo

Este estudo descreve as possíveis causas para a retenção dos alunos, no contexto dos cursos técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica, integrados ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Roraima, Campus Boa Vista (IFRR / CBV), durante o período concernente aos anos de 2017 a 2019. A respectiva pesquisa foi realizada através da abordagem descritiva qualitativa, e adotou como procedimento um estudo de caso, cujos dados foram coletados a partir da aplicação de entrevistas e questionários semiestruturados com alunos, professores e a equipe pedagógica da instituição. Os resultados mostram como evidências: (1) problemas pessoais, relacionados a defasagem da aprendizagem nas áreas de cognição, dificuldades financeiras e de logística na aquisição de saberes, assim como o desânimo e o desinteresse por estas aquisições; (2) dificuldades relacionadas aos aspectos institucionais, como a morosidade na realização das dependências em disciplinas, o número excessivo das mesmas, suas cargas horárias, o conflito na integração curricular, o tempo reduzido para o planejamento e a complexidade institucional, ao lidar com uma diversidade de cursos e etapas de ensino;  por fim (3), fatores familiares, como a ausência de acompanhamento da vida acadêmica do estudante. Os dados confirmam que os fatores dessas retenções são multicausais, incidindo sobre o relacionamento mantido entre professores, estudantes e equipe pedagógica.

Biografia do Autor

  • Lidiane Silva dos Santos, Instituto Federal de Roraima

    Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) - IFRR/RR/BRASIL
    Esp. Em Gestão escolar (UNINTER) e em Psicopedagogia institucional (IESPG)
    Coordenadora Pedagógica

  • Patrício Ferreira Batista, Instituto Federal de Roraima

    Doutor em Agronomia pela Universidade Federal do
    Semiárido - UFERSA/RN/BRASIL
    Professor/Orientador do Mestrado Profissional em
    Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional
    (PROFEPT/IFRR/CAM).

  • Maristela Bortolon de Matos, Instituto Federal de Roraima

    Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio
    dos Sinos (Unisinos/RS/Brasil).

Downloads

Publicado

2024-08-25