Entre a matrícula e o certificado: motivos de não conclusão e ações voltadas à permanência de alunos em curso Pronatec FIC
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6435Resumo
Apresentam-se neste artigo motivos pelos quais 57% dos alunos matriculados em cursos Pronatec FIC em cinco campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), no período de 2012 a 2014, não concluíram os cursos, bem como ações implementadas por docentes e equipe pedagógica visando contribuir para a permanência dos estudantes. Os dados foram obtidos por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec), de entrevistas realizadas com coordenadores, professores, supervisores pedagógicos, servidores municipais e egressos, além de consulta a 281 fichas de desligamento respondidas por alunos não concluintes. Os principais motivos alegados de não conclusão foram: “atraso no pagamento do auxílio financeiro”, “conseguiu emprego”, “não ter com quem deixar os filhos”, “transporte público precário ou inexistente”. As ações mais citadas, voltadas à permanência, foram: “rever ou ensinar conteúdos básicos”, “tornar as aulas mais práticas e próximas das vivências dos alunos”, “priorizar a dimensão formativa das avaliações”, “acompanhar a frequência dos alunos e contatá-los em caso de faltas consecutivas sem justificativas”. Considera-se que a não conclusão de curso pode ser evitada ou atenuada por meio de ações voltadas ao atendimento de especificidades dos alunos nos âmbitos pessoal, institucional e conjuntural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).