Desafios da educação profissional e tecnológica para a formação de estudantes com deficiência no pós-pandemia

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DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6434

Resumo

O objetivo do artigo é discutir os desafios a serem enfrentados na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), neste retorno ao ensino presencial no pós-pandemia, com foco no público-alvo da educação especial. Considerando que esse momento histórico afetou a vida das pessoas, principalmente, daquelas que fazem parte das camadas mais excluídas da sociedade e que a educação tem papel central na busca pela redução das desigualdades e injustiças sociais, por meio da formação crítica, emancipatória e humanizada, é importante refletir sobre os desafios que hoje se impõem à rede profissional e tecnológica federal. A reflexão foi baseada em documentos institucionais – regulamentos e relatórios diagnósticos –, materiais produzidos e distribuídos – cartilhas, lives –, além de questionários aplicados a professores e tradutores intérpretes do Instituto Federal de Sergipe. Foi possível perceber que, embora haja um aparato legal robusto no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a prática diária ainda esbarra em uma série de barreiras, principalmente a barreira atitudinal. Nesse sentido, a pandemia intensificou ainda mais a exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, que já enfrentam inúmeras barreiras para ter seu direito à educação.

 

Biografia do Autor

  • Ana Carla Rocha de Souza Cruz, Instituto Federal de Sergipe

    Ana Carla Rocha de Souza Cruz é especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (2021) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (2009). É servidora efetiva do Instituto Federal de Sergipe (IFS) e atualmente desempenha a função de coordenadora do Núcleo de Atendimento às pessoas com necessidades específicas, NAPNE. É mestranda do programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

  • Elza Ferreira Santos, Instituto Federal de Sergipe

    Elza Ferreira Santos é doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013) com estágio de doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012), mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2006) e licenciada em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (1993). É professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). 

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Publicado

2024-08-25