Desafios da educação profissional e tecnológica para a formação de estudantes com deficiência no pós-pandemia
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6434Resumo
O objetivo do artigo é discutir os desafios a serem enfrentados na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), neste retorno ao ensino presencial no pós-pandemia, com foco no público-alvo da educação especial. Considerando que esse momento histórico afetou a vida das pessoas, principalmente, daquelas que fazem parte das camadas mais excluídas da sociedade e que a educação tem papel central na busca pela redução das desigualdades e injustiças sociais, por meio da formação crítica, emancipatória e humanizada, é importante refletir sobre os desafios que hoje se impõem à rede profissional e tecnológica federal. A reflexão foi baseada em documentos institucionais – regulamentos e relatórios diagnósticos –, materiais produzidos e distribuídos – cartilhas, lives –, além de questionários aplicados a professores e tradutores intérpretes do Instituto Federal de Sergipe. Foi possível perceber que, embora haja um aparato legal robusto no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), a prática diária ainda esbarra em uma série de barreiras, principalmente a barreira atitudinal. Nesse sentido, a pandemia intensificou ainda mais a exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência, que já enfrentam inúmeras barreiras para ter seu direito à educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).