A trajetória escolar de estudantes com deficiência em Cursos Técnicos de Nível Médio, no Brasil e em Portugal: do ingresso na instituição até o término do curso e inserção no mundo do trabalho

Autores

  • Sandra Freitas de Souza PUC-Minas
  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6338

Resumo

Este artigo se embasa na Tese de Doutorado denominada “O TRABALHO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, redigida pela primeira autora e orientada pela segunda. O objeto de estudo está centrado na trajetória escolar de estudantes com deficiências, em Cursos Técnicos de Nível Médio, ofertados por instituições voltadas para a Educação Profissional, situadas no Brasil e em Portugal. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo a respeito da permanência dos mencionados sujeitos, nas escolas, enfocando tanto as dificuldades por eles enfrentadas e superadas, quanto seus adentramentos no mundo do trabalho e suas perspectivas para o futuro. Deve-se ressaltar por um lado, a carência de estudos sobre o tema/ objeto que foi pesquisado e, por outro lado, a relevância de contribuir, para que os alunos com deficiência se motivem, para alcançarem níveis escolares cada vez mais altos. Constatou-se que os sujeitos em apreço teceram planos para o futuro e estratégias para atenderem aos seus propósitos, voltados para o alcance de patamares mais altos de escolaridade, considerando que os avanços da Educação Inclusiva, notadamente, a partir dos séculos XX e XXI, lhes possibilitará o mencionado avanço.

Biografia do Autor

  • Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, PUC Minas

    Doutora e pós-doutora em Educação. Professora na Graduação e Pós-graduação stricto sensu na PUC Minas

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Publicado

2024-07-23