A trajetória escolar de estudantes com deficiência em Cursos Técnicos de Nível Médio, no Brasil e em Portugal: do ingresso na instituição até o término do curso e inserção no mundo do trabalho
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6338Resumo
Este artigo se embasa na Tese de Doutorado denominada “O TRABALHO DOCENTE COM ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, redigida pela primeira autora e orientada pela segunda. O objeto de estudo está centrado na trajetória escolar de estudantes com deficiências, em Cursos Técnicos de Nível Médio, ofertados por instituições voltadas para a Educação Profissional, situadas no Brasil e em Portugal. Nesta perspectiva, realizou-se um estudo a respeito da permanência dos mencionados sujeitos, nas escolas, enfocando tanto as dificuldades por eles enfrentadas e superadas, quanto seus adentramentos no mundo do trabalho e suas perspectivas para o futuro. Deve-se ressaltar por um lado, a carência de estudos sobre o tema/ objeto que foi pesquisado e, por outro lado, a relevância de contribuir, para que os alunos com deficiência se motivem, para alcançarem níveis escolares cada vez mais altos. Constatou-se que os sujeitos em apreço teceram planos para o futuro e estratégias para atenderem aos seus propósitos, voltados para o alcance de patamares mais altos de escolaridade, considerando que os avanços da Educação Inclusiva, notadamente, a partir dos séculos XX e XXI, lhes possibilitará o mencionado avanço.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).