Recurso digital de aprendizagem como material didático para o ensino de Bioquímica: planejamento, produção e proposta de uso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i2.6286

Resumo

A disciplina de Bioquímica é conhecida como matéria acadêmica de difícil assimilação na qual grande parte dos alunos apresentam dificuldades de aprendizagem. Diante desta constatação, este trabalho buscou descrever o planejamento e elaboração de materiais didáticos baseados em ferramentas digitais multimídia para o ensino de bioquímica para alunos dos cursos superiores da área da saúde. Para subsidiar o desenvolvimento deste trabalho recorreu-se aos pressupostos teóricos defendidos por Pacheco e Coelho (2012), Aguiar e Flôres (2014) e Olinto et al. (2021), dentre outros. Para elaboração dos recursos digitais foi abordado o tema ‘Água: propriedades e importância para reações bioquímicas. Optou-se pela elaboração de apresentação baseada em elementos de interface multimídia, do tipo linear, sendo produzidos slides, videoaula, podcast e glossário digital. A interface gráfica foi criada por meio do iSpring Suite, no formato SCORM. O glossário interativo foi estruturado com definições de diferentes termos. O podcast foi organizado com curiosidades e informações complementares a respeito do assunto. A videoaula foi gravada capturando-se a tela com apresentação de slides, e a sobreposição da imagem de webcam e voz. Diante dos materiais produzidos, supõe-se que a utilização de recursos didáticos apoiados em meios digitais, como vídeos, imagens e áudio podem colaborar para o aprimoramento das técnicas pedagógicas e expansão das experiências de aprendizado em bioquímica, frente às novas tecnologias.

Biografia do Autor

  • Juarez Bezerra Regis Neto, Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco

    Pós-graduado em Informática na Educação (IFMA). Professor na Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco (FEMAF).

  • Jerry Wendell Rocha Salazar, Universidade Federal do Pará

    Doutorando em Educação (PPGED-UFPA); Mestre em Educação (PPGE-UFMA).

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Publicado

2025-01-06

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa