Performance e Ressignificação da Arte de Vitoria Basaia

Autores

  • Juliano Batista dos Santos Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) https://orcid.org/0000-0003-1303-2346
  • José Serafim Bertoloto Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Alyne Ramos de Campos dos Santos Prefeitura Municipal de Rondonópolis

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i1.6131

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar, apresentar, falar e expor um pouco do trabalho de Vitória Basaia. Artista plástica que propõe argumentos subjetivos na realização / construção de suportes para as artes, no propósito ou ideia do objeto real, ou seja, uma performance onde o corpo morfoseia-se na mistura, fusão em ser e ter, versus artista e obra, no sistema de referência dos valores de materiais apropriados através da objetivação e singularidade que se manifestam em objetos destinados pela diferenciação de aspectos ou pelos hábitos. Com o objeto “original” que se constrói em algo “coisa”, a artista, com o fogo em punho, propõe o lanças chamas que executa, derrete e o transforma, no sentido da phronesis (heideggeriana). Involuntariamente ou intencional propõe esse “algo” almejada em criação.

Biografia do Autor

Juliano Batista dos Santos, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutor e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. Bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Professor efetivo de Filosofia no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEn IFMT (Mestrado Acadêmico) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Mestrado Profissional). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina (GEAC), do Grupo de Pesquisa em Ensino Técnico e Tecnológico (GPET) e do Grupo Núcleo de Estudos do Contemporâneo (NEC). Criador e coordenador das ações filantrópicas Café Solidário Cuiabá-MT, fundado em 2017. Ativista dos direitos das pessoas em situação de rua. Atualmente se dedica às pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica e a compreensão dos espaços públicos urbanos, mais precisamente a interação entre os transeuntes e a cidade: corpocidade. e-mail: [email protected] 

José Serafim Bertoloto , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1985), graduação em Tecnólogo em Bovinocultura pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1992), especialização em Museu de Arte pelo MAC-USP (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Professor titular da Universidade de Cuiabá, Departamento de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá. Hoje aposentado como técnico, mas atua como um dos curadores no Museu de Arte e de Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso, onde trabalhou por 28 anos como historiador/pesquisador, e diretor por vários anos. É também professor colaborador no programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - Área Interdisciplinar / Mestrado e Doutorado. Artista Plástico com vasta experiência na área de Artes, com ênfase em teoria e crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: poética, artes visuais, cultura popular, patrimônio artístico cultural, semiótica da arte e do design em Mato Grosso. Principal publicação: Iconografia das Águas: o rio e suas imagens.

Alyne Ramos de Campos dos Santos , Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho no Institucional MT de Pós-graduação (IMP). Mestre em Ciências Ambientais na Universidade de Cuiabá (UNIC). Minhas pesquisas são desenvolvidas a partir da tríade engenharia, sociedade e natureza cujo intuito é pensar e propor formas viáveis e possíveis de conservação e preservação de ecossistemas, de benefícios sociais-coletivos e de economia verde. 

Downloads

Publicado

2023-08-21

Edição

Seção

Artigos