Violência doméstica e intrafamiliar impactos no processo de escolarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5799

Resumo

O objetivo desta pesquisa consiste em desvelar os impactos da violência doméstica e intrafamiliar no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. A investigação científica referencia-se a partir das abordagens quantitativa/qualitativa, utilizando como método a revisão bibliográfica. Foram analisadas pesquisas publicadas na Scientific Eletronic Library Online entre os anos de 2013 e 2021 em língua portuguesa. Os resultados demonstram que a violência se tornou um problema social e de saúde pública que se mantêm de forma naturalizada na cultura brasileira e se fortalece como um dos principais indicadores do baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, dificuldade de relacionamento com pessoas e o uso abusivo de drogas. Portanto, conclui-se nesta investigação, a importância da continuidade de outros estudos para a compreensão deste fenômeno complexo relacionado à violência doméstica e intrafamiliar, vivenciado pelas crianças e adolescentes durante o processo de escolarização.

Palavras-chave: Violência doméstica. Interação familiar. Educação.

Biografia do Autor

Daniel Massayuki Ikuma, Doutor em Psicologia – USP

Doutor/Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo/USP. Especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia. Especialista em "Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva" pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro/IFTM. Aprimoramento em "Permanência Estudantil no Ensino Superior e os Marcadores Sociais da Diferença" pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp. Psicólogo no Instituto Federal de São Paulo; Docente da Faculdade Barretos nos cursos de Psicologia e MBA em Gestão de Pessoas. Tem experiência na área de Psicologia Social/ Escolar/ Institucional/ Organizacional/ Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Inclusão/Exclusão social, Violência.

Larissa Raquel Alves Leva, Estudante de Psicologia – FB

Possui ensino-medio-segundo-grau pela Etec Cel. Raphael Brandão (2017). Atualmente é Assistente Educacional da Prefeitura Municipal de Colina.

Downloads

Publicado

2022-09-11

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa