Violência doméstica e intrafamiliar impactos no processo de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5799Resumo
O objetivo desta pesquisa consiste em desvelar os impactos da violência doméstica e intrafamiliar no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes. A investigação científica referencia-se a partir das abordagens quantitativa/qualitativa, utilizando como método a revisão bibliográfica. Foram analisadas pesquisas publicadas na Scientific Eletronic Library Online entre os anos de 2013 e 2021 em língua portuguesa. Os resultados demonstram que a violência se tornou um problema social e de saúde pública que se mantêm de forma naturalizada na cultura brasileira e se fortalece como um dos principais indicadores do baixo rendimento escolar, comportamentos agressivos, dificuldade de relacionamento com pessoas e o uso abusivo de drogas. Portanto, conclui-se nesta investigação, a importância da continuidade de outros estudos para a compreensão deste fenômeno complexo relacionado à violência doméstica e intrafamiliar, vivenciado pelas crianças e adolescentes durante o processo de escolarização.
Palavras-chave: Violência doméstica. Interação familiar. Educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).