A Educação Profissionalizante no centro socioeducativo de São José – SC, perspectiva e realidade

Autores

  • Crislaine Botelho Costa Graduação em Matemática - UFSC
  • Michelsch João da Silva Mestre em Ensino de Matemática - UFRGS
  • Magali Inês Pessini Doutora em Educação em Ciências Química da Vida e Saúde - UFSM
  • David Matos Milhomens Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica - IFSC
  • Maria João da Silva Secretaria Municipal de Educação de Paulo Lopes - SC

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5753

Resumo

A Educação Profissionalizante a ser disponibilizada nos espaços de privação de liberdade deve ir além da transmissão de conhecimentos técnicos/específicos que capacitem os apenados para o desempenho de determinadas atividades laborativas, devendo buscar a emancipação social do reeducando e buscar desenvolver suas competências de modo a favorecer sua mobilidade social. Frente aos entraves educacionais da educação profissionalizante no âmbito prisional e socioeducativo, a presente pesquisa teve como objeto principal estudar a eficácia da educação profissionalizante para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas como estratégia para a redução das vulnerabilidades sociais às quais são expostos cotidianamente e também a possibilidade dessa profissionalização se tornar um mecanismo de reinserção do jovem ao mercado de trabalho, possibilitando ao adolescente um recomeço. O presente trabalho trata-se, metodologicamente, de uma pesquisa bibliográfica, tendo em vista as entrevistas realizadas com a equipe pedagógica do Centro de Atendimento Socioeducativo de São José (CASE).

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Publicado

2022-09-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional