As tecnologias cívicas na região do Vale do Caí como forma do exercício da participação cidadã digital na esfera pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5622

Resumo

Neste artigo apresentam-se resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2020 que teve como foco investigar a disponibilidade de tecnologia digital para a participação cidadã através da internet em cerca de vinte (20) dos municípios que integram a região do Vale do Caí, interior do estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar o objetivo proposto optou-se por uma abordagem quanti-qualitativa, realizada a partir de critérios levantados por meio da literatura pertinente e mapeamento exploratório dos sites do poder executivo - prefeituras - dos vinte municípios selecionados, e categorizados a partir das descrições das funcionalidades de cada tecnologia cívica disponibilizada aos cidadãos, ou seja, agruparam-se as tecnologias cívicas com características semelhantes, a fim de facilitar a análise e oportunizar uma nova interpretação dos dados. A partir do mapeamento dos sites da amostra de estudo, foi possível contabilizar cerca de 148 tecnologias cívicas identificando-se o predomínio de tecnologias de transparência. Com a pesquisa foi possível concluir que embora todas as cidades tenham infraestrutura digital que disponibiliza ao cidadão tecnologias cívicas através da internet, não foi possível identificar qualquer tecnologia cívica capaz de proporcionar uma participação digital cidadã mais direta na tomada de decisões da esfera pública.

Biografia do Autor

Vinicius Hartmann Ferreira, Doutor em Informática na Educação – UFRGS

Bacharel em Ciência da Computação - UNIVALI/SC

Especialista em Informática na Educação - PUCRS

Mestre em Ciência da Computação - PUCRS

Doutorando em Informática na Educação - UFRGS

Eduardo Luiz Gradischnig, Estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio - IFRS

Estudante do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no IFRS - Campus Feliz.

Luciano Marcos Paes, Estudante em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFRS

Estudante do curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Vanessa Petró, Doutora em Sociologia - UFRGS

Doutora em Sociologia (UFRGS). Professora de Sociologia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Feliz.

Bárbara Manoela Paes, Estudante de Ciências Jurídicas e Sociais - UFRGS

Estudante de Ciências Jurídicas e Sociais (Faculdade de Direito) - UFRGS

Downloads

Publicado

2022-09-11

Edição

Seção

Artigos