Uma revisão de literatura sobre a inserção de tópicos de relatividade no ensino básico: um estudo envolvendo publicações especializadas em língua portuguesa, inglesa e espanhola
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v10i1.5578Resumo
As observações do eclipse solar de 1919 possibilitaram a primeira comprovação experimental do desvio da luz pela gravidade, fato predito pela teoria da relatividade geral. Com essa comprovação, notícias em jornais de todo o mundo fizeram de Albert Einstein (1879-1955) uma celebridade internacional. Apesar do impacto histórico e tecnológico das teorias da relatividade, bem como da curiosidade e da consequente vontade dos alunos de compreender os fascinantes e intrigantes fenômenos a elas relacionados, o ensino de tópicos de relatividade ainda não faz parte do currículo de física de grande parte dos países do mundo. Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura envolvendo estudos publicados no Brasil e no mundo, com foco na área de ensino de física moderna e contemporânea e com recorte temporal entre os anos de 2010 e 2020. De forma abrangente, a pesquisa constatou que os periódicos analisados apresentam uma vasta quantidade de obras a respeito de física moderna e contemporânea, porém percebeu-se que, pelo volume escasso de trabalhos desenvolvidos a respeito do ensino de relatividade, a aplicação desses conteúdos no ensino básico encontra-se longe de sua concretização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).