Os modelos de gestão da Educação Superior no contexto da modalidade da Educação Profissional e Tecnológica: o caso do IFRS – Campus Porto Alegre

the case IFRS – Campus Porto Alegre

Autores

  • Julian Silveira Diogo de Avila Fontoura Doutor em Educação – UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5529

Resumo

A investigação aqui apresentada objetiva identificar modelos de gestão da Educação Superior implementados no IFRS – Porto Alegre, frente aos Cursos Superiores de Tecnologia da instituição, pela perspectiva dos coordenadores de curso. Utilizamos como estratégia metodológica a pesquisa documental de caráter descritiva-exploratória, articulada a entrevistas semidirigidas com os coordenadores dos cursos superiores da instituição. No processo de análise dos dados temos a Análise Textual Discursiva pautada pelos pressupostos do Paradigma Multidimensional da Administração da Educação. Os resultados apontam para uma diversidade dos modelos de gestão da Educação Superior no cenário institucional apoiando-se nos conceitos de eficiência, eficácia, relevância e efetividade articulados em maior ou menor grau de proximidade.

Biografia do Autor

Julian Silveira Diogo de Avila Fontoura, Doutor em Educação – UNISINOS

Professor da Rede Pública de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Licenciado em Ciências da Natureza: Biologia e Química pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia - Porto Alegre (2015); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2018); Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Bolsista CAPES/PROEX,  desenvolvendo atividades junto a linha de pesquisa História, Educação e Políticas, com pesquisas centradas majoritariamente nas temáticas: Qualidade da Educação, Contextos Emergentes, Educação Superior e Políticas Públicas para Educação.

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Publicado

2022-09-11

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa