Possibilidades didáticas oferecidas por livros de divulgação científica sobre buracos negros
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5208Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação do potencial educacional de livros de divulgação científica sobre buracos negros de modo a colaborar com professores que queiram trabalhar este conceito em suas aulas. Para a fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura científica acerca dos eixos temáticos desta pesquisa, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. O artigo faz uma análise do conceito de buraco negro e de suas características. São analisadas as características de diversos livros de divulgação científica que podem ser úteis para atividades de cunho educacional sobre buracos negros. O trabalho didático com os livros de divulgação científica avaliados, além de estimular o hábito de leitura, pode colaborar significativamente para a aprendizagem de diversos conceitos de física associados ao estudo dos buracos negros. Algumas características dos livros de divulgação científica sobre buracos negros analisados, que se destacam, pois colaboram bastante para a compreensão dos conceitos de física envolvidos, foram o emprego de exemplos concretos que tornam mais palpáveis ideias de caráter mais abstrato, a utilização de imagens como recursos didáticos visuais e o uso de uma linguagem mais acessível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).