Possibilidades didáticas oferecidas por livros de divulgação científica sobre buracos negros

Autores

  • Ricardo Roberto Plaza Teixeira Doutor em Física Nuclear – USP
  • João Pereira Neto Estudante de Licenciatura em Matemática - IFSP
  • Vinicius Carvalho Rosa Estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – IFSP

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.5208

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação do potencial educacional de livros de divulgação científica sobre buracos negros de modo a colaborar com professores que queiram trabalhar este conceito em suas aulas. Para a fundamentação teórica foi feita uma revisão da literatura científica acerca dos eixos temáticos desta pesquisa, por meio da análise de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros. O artigo faz uma análise do conceito de buraco negro e de suas características. São analisadas as características de diversos livros de divulgação científica que podem ser úteis para atividades de cunho educacional sobre buracos negros. O trabalho didático com os livros de divulgação científica avaliados, além de estimular o hábito de leitura, pode colaborar significativamente para a aprendizagem de diversos conceitos de física associados ao estudo dos buracos negros. Algumas características dos livros de divulgação científica sobre buracos negros analisados, que se destacam, pois colaboram bastante para a compreensão dos conceitos de física envolvidos, foram o emprego de exemplos concretos que tornam mais palpáveis ideias de caráter mais abstrato, a utilização de imagens como recursos didáticos visuais e o uso de uma linguagem mais acessível.

Biografia do Autor

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Doutor em Física Nuclear – USP

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984).
Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000).
Mestre em Física pela USP (1988).
Doutor em Física pela USP (1996).
Docente de Física e Professor Titular do IFSP-Caraguatatuba.

João Pereira Neto, Estudante de Licenciatura em Matemática - IFSP

Estudante do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba

Vinicius Carvalho Rosa, Estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – IFSP

Estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba

Downloads

Publicado

2022-09-11

Edição

Seção

Artigos