Quando o essencial é invisível aos olhos: a importância da experimentação em microbiologia no ensino médio integrado à formação profissional
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.4876Resumo
Os conhecimentos de microbiologia são essenciais para compreensão da importância dos micro-organismos no nosso cotidiano, na saúde pública e no equilíbrio ecológico. Mas, apesar da importância desta área do conhecimento, seu aprendizado é complexo, principalmente devido à dificuldade de observar os organismos estudados, em virtude do seu tamanho microscópico. Entre as estratégias disponíveis para superar esse obstáculo, a experimentação é sugerida por diversos autores, para facilitar a compreensão e contextualização dos conteúdos de microbiologia no ensino médio. No entanto, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado, onde, além de garantir o ensino-aprendizado da microbiologia como conteúdo específico, é necessário desenvolver a formação dos alunos de forma integrada, considerando uma filosofia, uma política e uma abordagem pedagógica própria desta modalidade. É importante verificar a utilização de ferramentas que promovam uma formação integral. Neste sentido, buscamos avaliar a contribuição da experimentação no ensino-aprendizado de microbiologia e na concretização dos princípios do ensino médio integrado; através de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa coletou trabalhos dos últimos 10 anos, observando que, além de desenvolver o ensino e aprendizado de microbiologia, a experimentação possui potencial para promover a interdisciplinaridade e a aplicação do trabalho como princípio educativo, podendo contribuir para formação integral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).