Quando o essencial é invisível aos olhos: a importância da experimentação em microbiologia no ensino médio integrado à formação profissional

Autores

  • Caroline Neugebauer Wille Doutora em Fitossanidade - UFPEL
  • Cibele Schwanke Doutora em Geociências - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i2.4876

Resumo

Os conhecimentos de microbiologia são essenciais para compreensão da importância dos micro-organismos no nosso cotidiano, na saúde pública e no equilíbrio ecológico. Mas, apesar da importância desta área do conhecimento, seu aprendizado é complexo, principalmente devido à dificuldade de observar os organismos estudados, em virtude do seu tamanho microscópico. Entre as estratégias disponíveis para superar esse obstáculo, a experimentação é sugerida por diversos autores, para facilitar a compreensão e contextualização dos conteúdos de microbiologia no ensino médio. No entanto, considerando o contexto do Ensino Médio Integrado, onde, além de garantir o ensino-aprendizado da microbiologia como conteúdo específico, é necessário desenvolver a formação dos alunos de forma integrada, considerando uma filosofia, uma política e uma abordagem pedagógica própria desta modalidade. É importante verificar a utilização de ferramentas que promovam uma formação integral. Neste sentido, buscamos avaliar a contribuição da experimentação no ensino-aprendizado de microbiologia e na concretização dos princípios do ensino médio integrado; através de uma pesquisa bibliográfica. A pesquisa coletou trabalhos dos últimos 10 anos, observando que, além de desenvolver o ensino e aprendizado de microbiologia, a experimentação possui potencial para promover a interdisciplinaridade e a aplicação do trabalho como princípio educativo, podendo contribuir para formação integral.

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Publicado

2022-09-11

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional