Identificação e análise dos modelos didáticos de um grupo de professores de Biologia do ensino Médio

Autores

  • Edmundo Rodrigues Junior Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marcela Moraes de Oliveira
  • Tiago Destéffani Admiral

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i1.4368

Resumo

Identificar e analisar os modelos didáticos dos docentes pode ser o início para se pensar em estratégias de ensino para melhorar o ensino de ciências. Para atingir o objetivo aplicamos um questionário a 20 professores de biologia do ensino médio. Identificamos os modelos didáticos dos docentes a partir das suas percepções sobre: os objetivos para ensinar, os conteúdos a ensinar, as concepções e os interesses dos alunos, a metodologia e sobre a avaliação. Em todas as dimensões supracitadas percebemos uma tendência dos professores em reconhecer as visões construtivistas do ensino, isto é, assumir crenças didáticas associadas aos modelos espontaneísta e investigativo. No entanto, os professores ainda possuem uma tendência conservadora para avaliar os alunos.  Entender o perfil dos docentes pode facilitar a elaboração de projetos de formação continuada mais eficazes e com ênfase na dimensão avaliação

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Publicado

2022-01-11

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa