Identificação e análise dos modelos didáticos de um grupo de professores de Biologia do ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i1.4368Resumo
Identificar e analisar os modelos didáticos dos docentes pode ser o início para se pensar em estratégias de ensino para melhorar o ensino de ciências. Para atingir o objetivo aplicamos um questionário a 20 professores de biologia do ensino médio. Identificamos os modelos didáticos dos docentes a partir das suas percepções sobre: os objetivos para ensinar, os conteúdos a ensinar, as concepções e os interesses dos alunos, a metodologia e sobre a avaliação. Em todas as dimensões supracitadas percebemos uma tendência dos professores em reconhecer as visões construtivistas do ensino, isto é, assumir crenças didáticas associadas aos modelos espontaneísta e investigativo. No entanto, os professores ainda possuem uma tendência conservadora para avaliar os alunos. Entender o perfil dos docentes pode facilitar a elaboração de projetos de formação continuada mais eficazes e com ênfase na dimensão avaliação
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).