Com a palavra os terceirizados: suas percepções sobre o local de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i4.4316Resumo
O presente trabalho trata da visão dos terceirizados sobre a Instituição Federal de Educação onde trabalham – o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Assim, buscou-se identificar as percepções dos terceirizados sobre valorização e senso de pertencimento; verificar se eles conhecem a Instituição; e ainda se enxergam o Instituto Federal como um espaço de formação e aprendizagem para si. A pesquisa de caráter qualitativo tem como delineamento o estudo de caso, utilizamos entrevistas como instrumento para a produção de dados, tendo como participantes 14 trabalhadores terceirizados de um dos Campi do IFRS. Dentre os resultados, podemos perceber que, em relação ao ambiente de trabalho, os terceirizados demonstram sentirem-se bem, o que ocorre através da valorização e do reconhecimento. Já em relação ao Instituto Federal, alguns participantes demonstram conhecer a Instituição de forma sucinta ou até mesmo desconhecer, enquanto outros conseguem ver o IFRS como um espaço de formação e oportunidade para si. Esse trabalho busca contribuir na perspectiva de construir um ambiente que valorize o trabalhador terceirizado, para que ele se sinta parte da Instituição, colocando em prática o trabalho como princípio educativo, de forma que alcance também os terceirizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).