Práticas de educação ambiental e revitalização do pátio na Escola Municipal Senador Salgado Filho, Novo Hamburgo/RS
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i4.4269Resumo
A escola deve ser acolhedora à comunidade. A educação ambiental é transformadora, possibilitando ao aluno aprender as interações dos seres com o ambiente. Este estudo objetivou trabalhar a educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho de Novo Hamburgo/RS e, através da educação ambiental, promover a revitalização dos espaços, cultivar uma horta e analisar os resíduos sólidos gerados na instituição. Através de palestras e estudos teóricos nas aulas de Projeto e Ciências, foram discutidos nas turmas temas referentes ao cultivo de hortas, gestão de resíduos e prevenção à dengue. A partir de atividades práticas os alunos cultivaram plantas no pátio da escola tornando o espaço mais agradável, cultivaram uma horta e iniciaram a construção de uma área de convivência. O levantamento dos resíduos sólidos gerados na escola, permitiu analisar a origem e segregação dos mesmos. A educação ambiental é um tema transversal em todos os anos e disciplinas, assim o trabalho que iniciou no ano letivo de 2019 na escola continuou a ser desenvolvido nos anos letivos seguintes. Desse modo, todos os alunos participaram das diversas das atividades, de acordo com o conteúdo de cada ano do ensino fundamental, onde puderam vivenciar as diversas práticas de educação ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).