Práticas de educação ambiental e revitalização do pátio na Escola Municipal Senador Salgado Filho, Novo Hamburgo/RS

Autores

  • Fernanda Lais De Souza IFRS
  • Magali da Silva Rodrigues IFRS
  • Elisabeth Ibi Frimm Krieger IFRS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i4.4269

Resumo

A escola deve ser acolhedora à comunidade. A educação ambiental é transformadora, possibilitando ao aluno aprender as interações dos seres com o ambiente. Este estudo objetivou trabalhar a educação ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Salgado Filho de Novo Hamburgo/RS e, através da educação ambiental, promover a revitalização dos espaços, cultivar uma horta e analisar os resíduos sólidos gerados na instituição. Através de palestras e estudos teóricos nas aulas de Projeto e Ciências, foram discutidos nas turmas temas referentes ao cultivo de hortas, gestão de resíduos e prevenção à dengue. A partir de atividades práticas os alunos cultivaram plantas no pátio da escola tornando o espaço mais agradável, cultivaram uma horta e iniciaram a construção de uma área de convivência. O levantamento dos resíduos sólidos gerados na escola, permitiu analisar a origem e segregação dos mesmos. A educação ambiental é um tema transversal em todos os anos e disciplinas, assim o trabalho que iniciou no ano letivo de 2019 na escola continuou a ser desenvolvido nos anos letivos seguintes. Desse modo, todos os alunos participaram das diversas das atividades, de acordo com o conteúdo de cada ano do ensino fundamental, onde puderam vivenciar as diversas práticas de educação ambiental.

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Publicado

2021-02-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa