Obtenção e caracterização comparativa de quatro diferentes composições elastoméricas baseadas em uma matriz única de estireno-butadieno
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i1.4159Resumo
Em um trabalho prático de uma disciplina do curso de especialização em processamento de plásticos e borrachas do IMA/UFRJ, quatro diferentes formulações elastoméricas foram preparadas utilizando para tal uma mesma matriz de estireno-butadieno (SBR) e um único procedimento experimental, mas variando-se a carga utilizada em cada composição. As cargas utilizadas foram cinza da casca de arroz, silicato (mica) e carbonato de cálcio (CaCO3), sendo uma das composições correspondente ao SBR puro. O objetivo global do trabalho foi verificar a importância da composição das misturas elastoméricas, assim como analisar o efeito das diferentes cargas nas propriedades reológicas e mecânicas finais do material. As diferentes misturas foram feitas em misturador aberto de rolos e seguindo a norma ASTM D 3182. Após a vulcanização em uma prensa, as composições obtidas foram avaliadas com relação às propriedades reométricas de cura e propriedades mecânicas de resistências à tração e ao rasgamento, além da dureza (Shore A), cada qual conforme a sua respectiva norma ASTM. Foi verificado que o pó da casca de arroz e a mica exerceram os melhores efeitos reforçantes, uma vez que promoveram os maiores incrementos nos valores de módulo elástico e dureza Shore A, conferindo assim melhor desempenho mecânico ao artefato.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).