Obtenção e caracterização comparativa de quatro diferentes composições elastoméricas baseadas em uma matriz única de estireno-butadieno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v9i1.4159

Resumo

Em um trabalho prático de uma disciplina do curso de especialização em processamento de plásticos e borrachas do IMA/UFRJ, quatro diferentes formulações elastoméricas foram preparadas utilizando para tal uma mesma matriz de estireno-butadieno (SBR) e um único procedimento experimental, mas variando-se a carga utilizada em cada composição. As cargas utilizadas foram cinza da casca de arroz, silicato (mica) e carbonato de cálcio (CaCO3), sendo uma das composições correspondente ao SBR puro. O objetivo global do trabalho foi verificar a importância da composição das misturas elastoméricas, assim como analisar o efeito das diferentes cargas nas propriedades reológicas e mecânicas finais do material. As diferentes misturas foram feitas em misturador aberto de rolos e seguindo a norma ASTM D 3182. Após a vulcanização em uma prensa, as composições obtidas foram avaliadas com relação às propriedades reométricas de cura e propriedades mecânicas de resistências à tração e ao rasgamento, além da dureza (Shore A), cada qual conforme a sua respectiva norma ASTM. Foi verificado que o pó da casca de arroz e a mica exerceram os melhores efeitos reforçantes, uma vez que promoveram os maiores incrementos nos valores de módulo elástico e dureza Shore A, conferindo assim melhor desempenho mecânico ao artefato.

Biografia do Autor

Agmar José de Jesus Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Químico Industrial (UFOP), Mestre e Doutor em Ciências em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Coppe/UFRJ). Atua preferencialmente nas áreas de polímeros e aplicações, processamento de polímeros, ciência e engenharia de materiais, tecnologia de materiais, química, química industrial e ensino de química.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Edição

Seção

Artigos