Fatores condicionantes da (in)satisfação docente no curso de educação física da faculdade La Salle Lucas do Rio Verde

Autores

  • Simone Gobi Marcolan Faculdade La Salle Lucas
  • Thallisson Carpeggiani Juliani Faculdade La Salle Lucas

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.3562

Resumo

A satisfação ou insatisfação no trabalho, inclusive no trabalho docente, influencia na satisfação ou insatisfação na própria vida, no comportamento, na saúde, e diretamente na motivação e qualidade do trabalho desenvolvido. Conforme o que o professor busca e o que ele realmente encontra no decorrer do seu ofício, este pode manifestar satisfação, insatisfação, realização profissional, motivação para prosseguir ou desistir, e até mesmo adoecer. Dessa forma, a questão que direcionou a presente pesquisa foi: Quais os principais fatores condicionantes da in(satisfação) profissional dos professores do Curso de Educação Física da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde MT? De modo geral, buscou-se descobrir quais são os principais fatores condicionantes da (in)satisfação profissional desses professores. Os sujeitos foram 09 professores do referido Curso, atuantes nas três turmas em andamento do 1º semestre/2018, que responderam um questionário previamente elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. Foi possível descobrir que os professores atuam em uma Instituição e Curso que contribuem para a sua satisfação e realização pessoal e profissional. Mesmo que em alguns pontos encontram-se insatisfeitos, os fatores promotores da satisfação se sobressaem e permitem que ainda se encantem pela profissão que escolheram e a assumam com compromisso, preocupação e responsabilidade.

Downloads

Publicado

2020-07-31

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa