Apredendendo Física moderna por meio de um experimento de baixo custo: um relato de aula prática

  • Paulo José Pereira de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
  • Edmundo Rodrigues Júnior Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
  • Bruno Fernandes de Souza Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
  • Flávio Correa Prêmoli Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
  • Gustavo Figueira Martini Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
  • Rafael Figueira Martini Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
Palavras-chave: Difração, Interferência, Comprimento de onda.

Resumo

Neste trabalho apresentamos, utilizando materiais de baixo custo, o experimento de Young e o de difração por uma fenda circular, realizados por estudantes de engenharia com o objetivo de determinar o comprimento de onda de um laser caseiro. Para o experimento de Young, os valores obtidos do comprimento de onda foram 654,7 nm (máximo de primeira ordem, m = 1) e 645,84 nm (máximo de quinta ordem, m = 5) um desvio de respectivamente 0,71% e 0,65% em relação ao valor de referência de 650 nm, no rótulo do laser caseiro. O valor obtido no experimento de difração por uma fenda circular foi de 639,56 nm, um desvio de apenas 1,6%. Os resultados indicaram que é possível, utilizando qualquer um dos experimentos e materiais de baixo custo, obter com boa precisão, o comprimento de onda da luz. Igualmente esta atividade promoveu uma interação maior entre os estudantes e favoreceu o entendimento do caráter ondulatório da luz.

Biografia do Autor

Paulo José Pereira de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo/Campus Cachoeiro
Fomado em Bacharelado em Física pela universidade federal de Viçosa, licenciado em física pelo centro universitário Saõ Camilo, mestrado com doutorado em física atômica e molecular. o autor lenciona no IFES desde do ano de 2010 no cursos técnico e integrado e também na graduação. Tem se dedicado a pesquisas na área de ensino e física aplicada.
Publicado
2019-06-28
Seção
Relatos de Experiência Profissional