Ensino de Física moderna e contemporânea no Ensino Médio: o que pensam os envolvidos?

  • Jonas Guimarães Paulo Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú
Palavras-chave: Física Clássica, Física Moderna e Contemporânea, Ceará.

Resumo

A presente pesquisa aborda o ensino de Física no Ensino Médio contrastando as realidades vivenciadas por professores e alunos, verificando-se as expectativas dos estudantes e seus desejos quanto à abordagem de Física Clássica (FC) e de Física Moderna e Contemporânea (FMC). Considerando a bibliografia existente sobre o tema, o trabalho partiu do interesse em conhecer as aspirações discentes sobre tópicos de FC e FMC e quais temas de FMC os alunos já estudaram, assim como questões relacionadas ao ensino de Física. Para tanto, foi elaborado um questionário estruturado e aplicado aos alunos de quatro escolas da região norte do Ceará, sendo três públicas e uma particular, visando coletar suas concepções acerca do objeto de pesquisa. Observou-se que há um declínio na preferência por tópicos de FMC e que no 1º e 2º ano a preferência por FMC supera FC. Constatou-se também que os livros didáticos nem sempre favorecem a compressão dos conteúdos e que mais da metade afirma não conseguir entender e aplicar os conteúdos de Física ensinados.

Biografia do Autor

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
Jonas Guimarães Paulo Neto é estudante de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral, foi bolsista PIBID durante 2016 e 2017 e atualmente é bolsista do PET com pesquisas na área do ensino de Física Moderna e Contemporânea.
Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UECE) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú.

Publicado
2019-06-28
Seção
Relatos de Experiência Profissional