Análise dos conteúdos de Física moderna e contemporânea presentes em quatro coleções de livros didáticos aprovadas no PNLEM 2009 e nos PNLDS 2012, 2015 e 2018

Autores

  • Jonas Guimarães Paulo Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Antônio Nunes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral
  • Marcos Cirineu Aguiar Siqueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i2.3203

Resumo

Considerando a crescente discussão iniciada no final do século passado sobre a inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, as pesquisas da área têm indicado a necessidade desses conteúdos no currículo da Educação Básica e nos livros didáticos. A presente pesquisa busca verificar como tais conteúdos são apresentados em quatro coleções aprovadas no PNLEM 2009 e nos PNLDs 2012, 2015 e 2018. A partir de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo bibliográfico, análise de livros do Ensino Médio e trabalhos publicados na área, investigou-se como tais conteúdos são apresentados nos livros aprovados e como ocorreram as mudanças em suas atualizações, tencionando saber quais temas vêm sendo contemplados e de que forma são apresentados. Os resultados mostram que tópicos de Física Moderna e Contemporânea aparecem predominantemente no final do volume 3 de cada coleção e que, em algumas delas, foram suprimidos alguns temas no decorrer de suas atualizações. As mudanças mais significativas ocorreram na atualização das coleções do PNLEM 2009 para o PNLD 2012, período em que foram realizadas as principais adequações, visando ao Exame Nacional do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Jonas Guimarães Paulo Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral

Jonas Guimarães Paulo Neto é estudante de Licenciatura em Física do Instituto Federal do Ceará - Campus Sobral, foi bolsista PIBID durante 2016 e 2017 e atualmente é bolsista do PET com pesquisas na área do ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Antônio Nunes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UECE) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Sobral.

Marcos Cirineu Aguiar Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú

Possui graduação em Matemática e Física (Habilitação em Regime Especial) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Atualmente é professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Maracanaú.

Downloads

Publicado

2019-11-28

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional