Análise dos conteúdos de Física moderna e contemporânea presentes em quatro coleções de livros didáticos aprovadas no PNLEM 2009 e nos PNLDS 2012, 2015 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v6i2.3203Resumo
Considerando a crescente discussão iniciada no final do século passado sobre a inserção de conteúdos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, as pesquisas da área têm indicado a necessidade desses conteúdos no currículo da Educação Básica e nos livros didáticos. A presente pesquisa busca verificar como tais conteúdos são apresentados em quatro coleções aprovadas no PNLEM 2009 e nos PNLDs 2012, 2015 e 2018. A partir de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de um estudo bibliográfico, análise de livros do Ensino Médio e trabalhos publicados na área, investigou-se como tais conteúdos são apresentados nos livros aprovados e como ocorreram as mudanças em suas atualizações, tencionando saber quais temas vêm sendo contemplados e de que forma são apresentados. Os resultados mostram que tópicos de Física Moderna e Contemporânea aparecem predominantemente no final do volume 3 de cada coleção e que, em algumas delas, foram suprimidos alguns temas no decorrer de suas atualizações. As mudanças mais significativas ocorreram na atualização das coleções do PNLEM 2009 para o PNLD 2012, período em que foram realizadas as principais adequações, visando ao Exame Nacional do Ensino Médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).