Ferramentas e métodos de geração de ideias: aplicação da metodologia sinética

Autores

  • Helena do Socorro Campos da Rocha INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém
  • Adriana da Conceição Barros do Rosário Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)
  • Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.3085

Resumo

Trata-se de um relato de experiência ocorrido na Turma do Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), da Universidade Federal do Pará (UFPA), na disciplina Criatividade, acerca da aplicabilidade da ferramenta de geração de ideias Sinética. Após a realização de uma curadoria acerca dos problemas enfrentados pelos discentes da UFPA, um dentre tantos ganhou destaque pelo fato de estar diretamente ligado à continuidade do ciclo acadêmico. A problemática gira em torno das alunas universitárias que se tornam mães enquanto estão cursando a graduação e enfrentam inúmeras dificuldades para continuar a estudar, tais como: ausência de creche na universidade, não executarem as atividades por terem que cuidar do bebê em sala de aula, dentre outros. O objetivo da experiência foi propor algumas soluções para enfrentar dificuldades de universitárias que se tornaram mães durante o curso de graduação utilizando a metodologia Sinética. Partimos do pressuposto de que a Sinética, enquanto ferramenta de solução de problemas, é uma metodologia de trabalho eficiente na utilização em sala de aula em situações reais, além de ser grande fomentadora da criatividade. O objetivo geral foi apresentar a metodologia e os recursos utilizados para trabalhar a compreensão da turma acerca da ferramenta Sinética. Conclui-se que o texto escolhido para leitura da turma (PAES, 2013), a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, as dinâmicas trabalhadas (Corrida Sinética e Forca Analógica), a estratégia de utilização de produção de Mapas Mentais pelas equipes e a dinâmica da Síntese das Analogias contribuíram significativamente para a compreensão da Sinética enquanto ferramenta de geração de ideias com vistas a solucionar problemas.

Biografia do Autor

Helena do Socorro Campos da Rocha, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belém

COORDENAÇÃO DO NEAB - IFPA CAMPUS BELÉM

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA - DEPRO

MESTRANDA PPGCIMES/UFPA

Adriana da Conceição Barros do Rosário, Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)

Mestranda PPGCIMES/UFPA

Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues, Universidade Federal do Pará Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES)

MESTRANDA PPGCIMES/UFPA

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional