A formação do técnico de enfermagem fundamentada nas diretrizes da reforma psiquiátrica e nos quatro pilares da educação

Autores

  • Livia Maria Dodds Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia http://orcid.org/0000-0003-1826-0356
  • Laís Santana Santos Pereira Lira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2525

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência acadêmica com formandos do curso Técnico em Enfermagem do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, norteada pelas diretrizes da Reforma Psiquiátrica e pelos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser. A proposta foi desenvolvida durante o período letivo de realização do módulo Assistência em Saúde Mental, composto pela área da Enfermagem e da Psicologia. Neste período, o processo formativo se deu a partir da relação teórico-prática nas atividades pedagógicas de ensino/aprendizagem: atividades realizadas em sala de aula, estágio curricular supervisionado, atividades avaliativas interdisciplinares, projeto interdisciplinar e visita técnica. A partir dessa experiência, conclui-se que a relação entre o docente e o discente deve possibilitar a construção de um novo saber-fazer em Saúde Mental, capaz de superar o caráter puramente tecnicista da formação em Enfermagem Psiquiátrica. Neste sentido, as práticas pedagógicas devem ser capazes de superar o caráter punitivo, vigilante, controlador e disciplinador que acompanhou as atividades da profissão ao longo da história da psiquiatria tradicional.

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Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional