Implementando cenários em redes de computadores com Network Simulator (NS-2): uma abordagem prática

Autores

  • Carlos Eduardo Arruda de Souza Universidade Salvador
  • Ciro Ferreira de Carvalho Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6895-4896
  • Paulo Sampaio Universidade Salvador - UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2441

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo referente ao conceito de Qualidade de Serviço (QoS) em cenários típicos de tráfego inelásticos, ou seja, sensíveis às alterações das condições da rede e que se encontram representados neste trabalho por aplicações com uma taxa de bits constante ou do tipo Constant Bit Rate (CBR). Para ilustrar estes cenários, a ferramenta de simulação de redes, NS-2, foi empregada e, por intermédio da consulta em fontes primárias, secundárias e sítios da internet foram investigados os conceitos que envolvem a QoS. Após a análise dos gráficos gerados com as métricas de desempenho, como vazão, jitter e perda de pacotes, foi possível identificar a diferença entre uma rede de melhor esforço e uma rede com QoS implementada.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Arruda de Souza, Universidade Salvador

Instrutor e Chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), Mestrando em Sistemas e Computação na UNIFACS – Universidade Salvador.

Ciro Ferreira de Carvalho Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professor no Instituto Federal do Tocantins na área de Informática com Ênfase em Redes de Computadores. Especialista em Redes de Computadores e Especialista em Educação Profissional, Atualmente cursando Mestraddo em Sistemas e Computação na Universidade Salvador.

Paulo Sampaio, Universidade Salvador - UNIFACS

Professor Doutor, Universidade Salvador - UNIFACS

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional