IFaz de conta: o teatro como ferramenta de desenvolvimento da leitura, oralidade, escrita e expressão corporal

Patricia de Lara Ramos, Mauricio Marcelino de Lima, Emily Sabrina Guedes Primenta

Resumo


Este relato de experiência se refere a um projeto de extensão intitulado IFaz de conta, que tem sido desenvolvido no IFPR – Campus Cascavel desde 2016, e que tem como escopo principal o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade, escrita e expressão corporal nos alunos participantes por meio de práticas teatrais. Para tanto, no ano passado, foram trabalhadas peças teatrais contemporâneas curtas voltadas ao público infantil e juvenil, com o propósito de exibir espetáculos interna e externamente ao Campus Cascavel. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido a partir da Ludopedagogia, isto é, explorando os jogos teatrais com a finalidade de fazer com que os alunos tivessem suas habilidades orais, escritas e expressivas aprimoradas. Os resultados indicam que os discentes envolvidos no projeto tiveram um progresso significativo e perceptível de suas habilidades criativas e dinâmicas após sete meses de encontros semanais, permitindo-lhes apresentar duas peças para o campus Cascavel, sendo que uma delas foi, também, apresentada em uma escola pública municipal. Ademais, todo esse (des)envolvimento auxiliou na promoção dos alunos em sala de aula, de modo que pudessem demonstrar maior facilidade na leitura e compreensão de textos diversos, oriundos dos mais variados componentes curriculares.

Palavras-chave


Teatro; Habilidades de leitura/orais e escritas; Ludopedagogia.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Capa · Sobre · Pesquisa · Atual · Anteriores

ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: revista.scientiatec@poa.ifrs.edu.br 

 

Apoio: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) do IFRS.