IFaz de conta: o teatro como ferramenta de desenvolvimento da leitura, oralidade, escrita e expressão corporal

Autores

  • Patricia de Lara Ramos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
  • Mauricio Marcelino de Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel)
  • Emily Sabrina Guedes Primenta Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel)

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i1.2429

Resumo

Este relato de experiência se refere a um projeto de extensão intitulado IFaz de conta, que tem sido desenvolvido no IFPR – Campus Cascavel, desde 2016, e que tem como escopo principal o desenvolvimento de habilidades de leitura, oralidade, escrita e expressão corporal com os alunos participantes por meio de práticas teatrais. Para tanto, no ano passado, foram trabalhadas peças teatrais contemporâneas curtas voltadas ao público infantil e juvenil, com o propósito de exibir espetáculos interna e externamente ao Campus Cascavel. Metodologicamente, o projeto foi desenvolvido a partir da Ludopedagogia, isto é, explorando os jogos teatrais com a finalidade de fazer com que os alunos tivessem suas habilidades orais, escritas e expressivas aprimoradas. Os resultados indicam que os discentes envolvidos no projeto tiveram um progresso significativo e perceptível de suas habilidades criativas e dinâmicas após sete meses de encontros semanais, permitindo-lhes apresentar duas peças para o campus Cascavel, sendo que uma delas foi, também, apresentada em uma escola pública municipal. Ademais, todo esse (des)envolvimento auxiliou na promoção dos alunos em sala de aula, de modo que pudessem demonstrar maior facilidade na leitura e compreensão de textos diversos, oriundos dos mais variados componentes curriculares.

Biografia do Autor

Patricia de Lara Ramos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel) Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR- Campus Cascavel); Doutoranda em Letras, área de concentração em História da Literatura, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG - Campus Carreiros); Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste - Campus Cascavel); Graduada em Letras Port/Ing e suas respectivas literaturas.

Mauricio Marcelino de Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel)

Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel); Mestre em História, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), no programa de Pós-Graduação em História na Linha de pesquisa Fronteiras e bens Culturais. Graduado em Artes Visuais.

Emily Sabrina Guedes Primenta, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel)

Aluna do 4º ano do curso técnico em informática integrado ao Ensino Médio no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR - Campus Cascavel).

Downloads

Publicado

2018-06-25

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional