Ficção científica e sua contribuição para a história da ciência: as possibilidades didáticas do cinema

Autores

  • Angélica Antonechen Colombo Instituto Federal do Paraná, Campus Jaguariaíva.

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2412

Resumo

Filmes de ficção científica têm ajudado professores para uma melhor reflexão dos conceitos científicos e tecnológicos. Como obra artística, não se pode esperar do filme a pretensão de ensinar didaticamente conteúdos pré-estabelecidos. Entretanto, ensinar não é apenas explicar, mas fundamentalmente problematizar. Nesse sentido, o filme, além de ser um ponto de partida gerador de debates e aprendizagens de múltiplos conteúdos, é também uma nova forma de abordagem da história e filosofia da ciência e da tecnologia, quando utiliza o gênero de ficção científica. Portanto, este trabalho pretende mostrar que a ficção científica, com a multiplicidade de visões futuras que a caracteriza, auxilia professores e alunos a trabalhar criticamente os componentes curriculares de Ciências. A proposta visa oferecer subsídios pedagógicos para o trabalho de conceitos científicos e tecnológicos e também de sua história, por meio de produções cinematográficas de ficção científica. Diante do exposto, este trabalho, de cunho qualitativo, destina-se a investigar e oferecer ferramentas para que os professores da área de Ciências utilizem o cinema em suas práticas pedagógicas.

Biografia do Autor

  • Angélica Antonechen Colombo, Instituto Federal do Paraná, Campus Jaguariaíva.
    Possui graduação em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Professora de Filosofia do Instituto Federal do Paraná - Campus Jaguariaíva. Atualmente está cursando o Doutorado em Educação para Ciência e Matemática na Universidade Estadual de Maringá - UEM. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional