Ficção científica e sua contribuição para a história da ciência: as possibilidades didáticas do cinema
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2412Resumo
Filmes de ficção científica têm ajudado professores para uma melhor reflexão dos conceitos científicos e tecnológicos. Como obra artística, não se pode esperar do filme a pretensão de ensinar didaticamente conteúdos pré-estabelecidos. Entretanto, ensinar não é apenas explicar, mas fundamentalmente problematizar. Nesse sentido, o filme, além de ser um ponto de partida gerador de debates e aprendizagens de múltiplos conteúdos, é também uma nova forma de abordagem da história e filosofia da ciência e da tecnologia, quando utiliza o gênero de ficção científica. Portanto, este trabalho pretende mostrar que a ficção científica, com a multiplicidade de visões futuras que a caracteriza, auxilia professores e alunos a trabalhar criticamente os componentes curriculares de Ciências. A proposta visa oferecer subsídios pedagógicos para o trabalho de conceitos científicos e tecnológicos e também de sua história, por meio de produções cinematográficas de ficção científica. Diante do exposto, este trabalho, de cunho qualitativo, destina-se a investigar e oferecer ferramentas para que os professores da área de Ciências utilizem o cinema em suas práticas pedagógicas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).