Dificuldades e desafios na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem

Autores

  • Isabel Cristina Adão Sciavon Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei
  • Anadias Trajano Camargos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Isabella Cristina Moraes Campos Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v5i2.2383

Resumo

Os técnicos de enfermagem compõem a maior categoria profissional da área de saúde no Brasil e, portanto, é fundamental que sejam bem qualificados, de forma a promover uma melhor assistência à população. Esse estudo teve como objetivo levantar, nas publicações científicas brasileiras compreendidas no período entre 2001 e 2016, as dificuldades e os desafios da educação profissional técnica de nível médio em Enfermagem. A metodologia adotada foi a revisão integrativa da literatura com busca sistemática dos estudos realizada entre outubro e dezembro de 2016, nas bases de dados LILACS, SciELO, IBICT e USP. Após a análise das publicações, segundo os critérios de inclusão determinados, foram elegíveis 20 publicações. Os resultados foram apresentados através da estatística descritiva e em tabelas e quadros sinópticos. Observou-se a escassez de pesquisas sobre a temática nos últimos 15 anos (média de 1,33 estudos por ano) e uma concentração das produções no sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo. Foi possível levantar as principais dificuldades vivenciadas nos cotidianos das escolas e os desafios para a melhoria da educação técnica em enfermagem. Os resultados dessa revisão trouxeram importantes subsídios para a reflexão acerca da educação profissionalizante em Enfermagem, na medida em que apontaram dificuldades.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Adão Sciavon, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, campus São João del-Rei

Enfermeia, Doutoranda em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Professora efetiva do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei.

 

Anadias Trajano Camargos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela UFMG, Professora Assistente 2 aposentada da UFMG, Minas Gerais, Brasil. 

Isabella Cristina Moraes Campos, Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais

Enfermeira. Doutora em Enfermagem/UFMG (2022), linha "Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem". Mestrado em Psicologia/UFSJ (2013), linha "Saúde Mental". Especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico e CME (2024), em Análises Clínicas e Microbiologia/FACUMINAS (2023), em Formação Pedagógica na Área de Saúde: Enfermagem - CEFPEPE/UFMG (2012) e em Gestão Pública de Organizações de Saúde/UFJF (2011). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem/UFMG (2007). Professora efetiva do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei desde 2010. Vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPH) e membro da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Acompanhamento dos Processos de Heteroidentificação Étnico-racial. Coordenadora da Especialização Técnica em Saúde do Idoso e do Curso Técnico em Análises Clínicas. Vice-líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES - IF Sudeste MG). Parecerista de diversos periódicos. Atuação nas seguintes áreas (ensino, pesquisa e extensão): Estresse, Síndrome de Burnout, Anatomia e Fisiologia, Enfermagem em Saúde da Mulher, Enfermagem Perioperatória e em Central de Material Esterilizado, Enfermagem em Saúde do Idoso e Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem. 

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-20 — Atualizado em 2024-02-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional