Marketing de relacionamento: estudo das estratégias que visam a satisfação dos clientes de uma fábrica de rações

Alana Laís Fahl, Adriane Fabricio, Liane Beatriz Rotili, Daniel Knebel Baggio, Linéia Carneiro

Resumo


O termo marketing de relacionamento é utilizado para todos os serviços de uma organização que visam atrair, manter e conquistar o cliente, transformando clientes eventuais em clientes fiéis (BERRY,1983; GRÖNROOS, 1994; MORGAN; HUNT, 1994; ROBICHEAUX; COLEMAN,1995; KOTLER, 1998; LOPES; FREITAS; MOTA, 2015). Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas para satisfazer os clientes de uma fábrica de ração da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir da avaliação da percepção dos clientes e do público interno da empresa. Metodologicamente, este estudo é uma pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa. Os resultados obtidos demostraram que os clientes estão, em geral, satisfeitos com as estratégias da empresa no que tange à qualidade (77%), à apresentação e linha (75%) e ao preço (67%) dos produtos, sendo que a qualidade dos produtos é citada pela maioria dos clientes como fator de conquista dos mesmos (28%) e como fator de recompra (31%), dados corroborados pelo público interno.


Palavras-chave


Marketing de relacionamento; Satisfação do cliente; Estratégias de marketing.

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