Marketing de relacionamento: estudo das estratégias que visam a satisfação dos clientes de uma fábrica de rações

Autores

  • Alana Laís Fahl UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Adriane Fabricio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Liane Beatriz Rotili UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ http://orcid.org/0000-0003-4425-5892
  • Daniel Knebel Baggio UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
  • Linéia Carneiro UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

DOI:

https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2373

Resumo

O termo marketing de relacionamento é utilizado para todos os serviços de uma organização que visam atrair, manter e conquistar o cliente, transformando clientes eventuais em clientes fiéis (BERRY,1983; GRÖNROOS, 1994; MORGAN; HUNT, 1994; ROBICHEAUX; COLEMAN,1995; KOTLER, 1998; LOPES; FREITAS; MOTA, 2015). Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é analisar as estratégias utilizadas para satisfazer os clientes de uma fábrica de ração da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, a partir da avaliação da percepção dos clientes e do público interno da empresa. Metodologicamente, este estudo é uma pesquisa aplicada, descritiva, quantitativa. Os resultados obtidos demostraram que os clientes estão, em geral, satisfeitos com as estratégias da empresa no que tange à qualidade (77%), à apresentação e linha (75%) e ao preço (67%) dos produtos, sendo que a qualidade dos produtos é citada pela maioria dos clientes como fator de conquista dos mesmos (28%) e como fator de recompra (31%), dados corroborados pelo público interno.

Biografia do Autor

  • Alana Laís Fahl, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
    Bacharel em Administração - DACEC/UNIJUI
  • Adriane Fabricio, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

    Doutoranda Administração - PPGA - UFSM

    Prof. Ms Administração - DACEC - UNIJUÍ

  • Liane Beatriz Rotili, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
    Mestranda em Desenvolvimento Regional - PPGDES/UNIJUIBolsista PROSUP/CapesPesquisadora dos Grupos: GPCET - PPGA/UFSM e GEPOG - PPGDES/UNIJUIBacharel em Administração - DACEC/UNIJUI 
  • Daniel Knebel Baggio, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ

    Prof. Dr Administração - PPGDES - UNIJUÍ

    Especialista em Marketing - DACEC - UNIJUI 

    Doutor em Contabilidade - Universidad Zaragoza - Espanha

  • Linéia Carneiro, UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - UNIJUÍ
    Mestranda em Desenvolvimento Regional (UNIJUI)Pós-Graduanda MBA Gestão de Pessoas (UNIJUI)
    Bacharel em Administração (FAISA)

Downloads

Publicado

2018-04-24

Edição

Seção

Relatos de Experiência Profissional