Produção integrada de Tambacu (Piaractus mesopotamicus Holmberg, 1887 x Colossoma macropomum Cuvier, 1818) e alface (Lactuca sativa L.) em sistema com recirculação de água
DOI:
https://doi.org/10.35819/scientiatec.v4i3.2234Resumo
O avanço da piscicultura no mundo está levando à intensificação do descarte de efluentes no ambiente, acarretando sérios riscos à natureza. No entanto, com a aquaponia, sistema integrado de criação de peixes com produção vegetal, tais resíduos deixam de ser descartados e passam a ser reaproveitados pelos vegetais. O objetivo deste trabalho é avaliar o crescimento de alfaces (Lactuca sativa) e tambacus (Colossoma macropomum X Piaractus mesopotamicus), bem como analisar a qualidade da água, a fim de validar a integração da piscicultura intensiva e da hidroponia em sistema de recirculação fechado. A estrutura aquapônica foi composta por um tanque de 1.000 litros para a criação dos peixes, pelo sistema hidropônico Nutrient Film Thecnic (NFT) para o cultivo dos vegetais e, ainda, por um filtro biológico. Foram alojados, nos tanques de criação de peixes, 50 alevinos com peso médio de 15,34 g e com comprimento total médio de 9,36 cm. Nos canais hidropônicos, foram introduzidas 25 mudas de alface. Ao final do experimento, os tambacus obtiveram 12,22 g de ganho de peso e 2,06 cm de aumento no comprimento total. No mesmo período, 22 exemplares de alfaces morreram e os três que restaram não se desenvolveram. Conclui-se que o crescimento e a sobrevivência das alfaces não foram viáveis no sistema de aquaponia estudado, ao contrário dos tambacus, que obtiveram bom desempenho zootécnico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) cujos trabalhos forem aceitos para publicação na revista Scientia Tec aceitam AUTOMATICAMENTE ceder os direitos autorais para a mencionada revista, assinando o termo de Cessão de direitos autorais (vide modelo anexo).